COLUNA SPAÇO - JOSIMAR TAVARES - COLUNISTA DO JORNAL CORREIO DO SERIDÓ

Confiram as notícias da coluna semanal do colunista Josimar Tavares, no Jornal Correio do Seridó 

ROYAL CINEMA
Para homenagear o centenário da valsa Royal Cinema, obra do seridoense de Carnaúba dos Dantas, Tonheca Dantas, a Cooperativa de Música do RN realiza o Projeto “Tonheca Dantas, o maestro dos Sertões”. Além do lançamento de CD com doze músicas, vários concertos serão realizados com a Orquestra Sinfônica do RN.

TÍTULOS
A Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio a Reforma Agrária (Seara), entregou 1.000 títulos de terras para agricultores familiares de Santana do Matos. A solenidade aconteceu no último dia 24, quinta-feira, na Câmara Municipal com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini.

PROJETOS
O Sebrae RN, promove Oficina de Elaboração de Projetos Culturais, de 19 a 23 de agosto, para qualificar artistas independentes, agentes culturais, produtores de eventos e gestores de organização não governamentais.

JORNADA
Será no dia 31 de agosto, a XI Jornada Cultural do Museu do Sertão, que fica na Fazenda Rancho Verde, arredores de Mossoró. Agradeço o convite enviado. 

SEMINÁRIO
Nos dias 21 e 22 de agosto, em Recife/PE, a Fundação ABRINQ estará realizando o Seminário “Prioridade Absoluta: um município para crianças e adolescentes”, iniciativa do Programa Prefeito Amigo da Criança.

REVELANDO BRASIS
Se você mora em uma cidade com até 20 mil habitantes e tem mais de 18 anos, inscreva uma história real ou inventada, as melhores histórias serão transformadas em filme. Uma iniciativa do Instituto Marlin Azul. Informações: www.revelandobrasis.com.br
RURALTUR
A 9ª Edição do Ruraltur, Feira Regional de Turismo Rural vai acontecer no período de 28 a 31 de agosto na Federação das Indústrias da Paraíba em Campina Grande, integrando os Estados do Nordeste, com suas principais rotas de turismo rural, proporcionando aos turistas  uma diversidade de experiências, com forte presença da identidade cultural de cada local visitado.

PLANO
No último dia 27 de Julho, sábado, no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, a Secretaria Extraordinária de Cultura apresentou o Plano Estadual de Cultura, momento de expectativa e compromisso em definir políticas públicas de cultura para os próximos 10 anos.
Registramos a presença da Sec. Extraordinária de Cultura, Prof.ª Isaura Rosado, Dr. Iaperi Araújo, Presidente do Conselho Estadual de Cultura, José Roberto Peixe, idealizador do Sistema Nacional de Cultura, além de artistas, produtores, secretários municipais e intelectuais amantes da cultura.
Do Seridó estiveram presentes, representantes dos municípios de Bodó, Florânia, São Vicente, Cerro Corá e Jardim do Seridó.

ASSISTÊNCIA
“A Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS” , foi o tema da IX Conferência Municipal de Assistência Social de Florânia, realizado no último dia 30, terça-feira, na Escola Estadual Cel. Silvino Bezerra. A solenidade de abertura teve início com a mensagem da Gestora Municipal de Assistência, Iracilda Azevedo e em seguida, a vice-prefeita, Márcia Rejane Guedes Nobre, falou da importância de definir políticas públicas de forma democrática e participativa.
MAIS MÉDICOS
O primeiro mês de inscrição do programa Mais Médicos para o  foi encerrado com 101 municípios do RN inscritos, o equivalente a 60% do total. De acordo com o Ministério da Saúde, essas cidades mostram demandas e capacidade para 286 médicos atuando na atenção básica.

MOCÓ
O artista plástico currais-novense Rasmussen Ximenes, criador da Arte Mocó, está com exposição “Do Barroco ao Contemporâneo”, na Pinacoteca do Estado. O artista atualmente mora na Califórnia, Estados Unidos.

BEBÊ
A Prefeitura Municipal de Ten. Laurentino Cruz, através das secretarias de Saúde, Educação e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram a Semana do Bebê, com ação desde a prevenção da gravidez na adolescência à gravidez desejada, o nascimento, os primeiros meses de vida, mostrando a importância dos cuidados com a mãe, alimentação e outros benefícios relacionados a um crescimento saudável.

IDH
Com bons indicadores sociais, o Seridó tem 14 municípios entre os 30 melhores com Desenvolvimento Humano no RN. São eles Caicó, São José do Seridó, Currais Novos, Ipueira, Acari, Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, São João do Sabugi, Cruzeta, Ouro Branco, Florânia, São Vicente e Santana do Seridó.
EDUCAÇÃO
Os professores Cinthia Paula Souza Medeiros, Socorro Araújo Santos e Ednaldo Silva, da Sec. Municipal de Educação de Florânia, participaram do Congresso Internacional de Educação realizado de 01 a 03 de agosto em Recife/PE.

AMBIENTE
O Idema realizou no último dia 07, quarta-feira, no município de Bodó, oficina para discutir os Sistemas Municipais do Meio Ambiente no RN, estiveram presentes representantes dos municípios de Santana do Matos, Bodó, Florânia, São Vicente, Lagoa Nova, Cerro Corá e Tenente Laurentino Cruz.   

SOCIAIS             
LUAR
Agendado para o dia 31 de agosto, a 46ª Festa do Luar de Florânia, com animação de Ferro na Boneca e convidados. Na ocasião será escolhida a Rainha do Luar 2013.

VIVAS
Vamos cantas parabéns…
•Pedro Paulino Cruz
•Dr. Célio de Figueredo Maia
•Prof.º Domingas Eunice
•Laurentino Airton
•José Azevedo da Silva
•Socorro Medeiros
•Luiz Augusto Dantas
•Mariana de Oliveira
•Diana Leopoldo de Araújo

•Rodrigo Lúcio 

Flashes do Chá dos Avós, na Escola Nossa Senhora das Graças, em Florânia






Nenhum comentário:

Postar um comentário