sábado, 10 de maio de 2014

“Aqui no Rio de Janeiro ele sempre será chamado de Dom Maristelo”, diz irmã que inspirou apelido do bispo


Dom Antônio com as vestimentas tradicionais de um bispo - Foto: Ilmo Gomes
Dom Antônio com as vestimentas tradicionais de um bispo – Foto: Ilmo Gomes
Familiares de Dom Antônio Carlos, principalmente seu pai, sua irmã Maristela e sobrinhos fizeram questão de participar de sua ordenação episcopal. Por sinal, foi sua irmã a inspiração para o apelido pelo qual o futuro bispo de Caicó é chamado em todo o Rio de Janeiro, e pelos seus colegas de província. Os dois entraram juntos no movimento de Juventude da Paróquia de Alcântara, e como ela se chama Maristela, lhe deram o nome de Maristelo.
Ao Blog do Marcos Dantas, Maristela reconheceu não ter idéia se em Caicó, seu irmão permanecerá com o nome de Dom Maristelo, mas no Rio de Janeiro dificilmente algum paroquiano lhe cumprimentará de outra forma. Durante a cerimônia, muitas das referencias feitas ao novo bispo foi como Maristelo.

A emoção de Padre Ivanoff ao passar comando da Diocese de Caicó para o novo bispo

Foto: Ilmo Gomes
Foto: Ilmo Gomes

Báculo de Dom Antônio é simples e de madeira

Familiares de Dom Antônio: sobrinha, irmã e pai seguram os objetos liturgicos - Foto: Ilmo Gomes
Familiares de Dom Antônio: sobrinha, irmã e pai seguram os objetos liturgicos – Foto: Ilmo Gomes
Já ordenado bispo, Dom Antônio Carlos Cruz recebeu os tradicionais objetos do pastor de uma Diocese. O Anel que é o símbolo da fidelidade à Igreja esposa de Deus; a mitra representa o esplendor da santidade, e o báculo é o símbolo do serviço pastoral, como pastor que cuida do seu rebanho.
O báculo, em especial é bastante simples e de madeira, representando a humildade da congregação dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus, do qual Dom Antônio faz parte. O báculo foi feito por um artista plástico da comunidade, e nele está gravado nomes sugeridos pelo próprio Dom Antônio, e que marcaram a sua trajetória religiosa. A Igreja de Alcântara de pé aplaudiu o recém ordenado bispo.

Dom Ricardo Paglia se emociona ao ordenar bispo o mesmo padre por ele ordenado

ordenacaomaristelo_dom fernandopaglia
Dom Ricardo ordenou Antonio por duas vezes (padre e bispo) – Foto: Ilmo Gomes
Ninguém conhece mais a trajetória religiosa do novo bispo da Diocese de Caicó, do que Dom Ricardo Pedro Paglia, Bispo Emérito de Pinheiro, no Maranhão. Foi ele que ordenou padre, o jovem seminarista Antônio Carlos Cruz Santos, e para a sua alegria foi escolhido para ordená-lo bispo. Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Dom Fernando falou da alegria de ordenar, pela primeira vez em sua vida um bispo. Para quem já ordenou mais de 70 padres, não foi fácil segurar a emoção.
Tenho certeza que a Igreja de Caicó receberá um grande pastor, comprometido com a causa dos mais simples. Sem dúvida, o senhor estará ao lado das ovelhas, nos momentos fáceis e difíceis. Assumirá a postura profética de denunciar a presença inoportuna dos mercenários que ameaçam os nossos rebanhos”, disse.
O religioso também destacou em suas palavras durante a celebração de ordenação, o lado humilde de Dom Antônio. “Se eu conheço bem, terá a humildade e a simplicidade de aprender com o povo de Deus. Como o senhor já manifestou anteriormente em contato com a Igreja de Caicó, não levará um projeto pronto, mas respeitará a caminhada e a historia do povo de Deus presente naquela Igreja particular. Se desta maneira, o senhor agirá com sabedoria, pois assim deve atuar o pastor em sua missão de enviado de Deus”. Por Marcos Dantas 

Bispo de Mossoró espera que Dom Antônio também abrace as causas sociais da região

Dom Mariano Manzano - Foto: Ilmo Gomes
Dom Mariano Manzano – Foto: Ilmo Gomes
O Blog também conversou com Dom Mariano, que a frente da Diocese de Mossoró, e em parceria com a de Caicó e Arquidiocese de Natal, mantem varias parcerias sociais, principalmente na cobrança das instituições públicas de direitos dos atingidos pela Barragem de Oiticica e a Chapada do Apodi. E ele espera que Dom Antônio também abrace essas causas.
“Ainda não conversamos com ele, mas acredito que logo que ele chegue nos encontraremos para podermos caminhar juntos, para dar uma presença na vida do povo, estar perto do povo e sentir o pensamento do povo”, finalizou. Por Marcos Dantas 

Dom Jaime acredita que diocese de Caicó ganhará com a chegada de um missionário do Sagrado Coração de Jesus

ordenacaomaristelo_domjaime
Dom Jaime concelebra ordenação – Foto: Ilmo Gomes
Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, o ex-bispo de Caicó, hoje arcebispo de Natal dom Jaime Vieira Rocha disse acreditar que a diocese seridoense só tem a ganhar com a vinda de Dom Antônio Carlos. Ao lado do bispo da Diocese de Mossoró, dom mariano Manzano, Jaime concelebra a ordenação do religioso, na paróquia de Alcântara, em São Gonçalo. Dom Jaime acredita que a vinda de um religioso de uma congregação não existente na diocese, fortalecerá mais ainda as pastorais e conseqüentemente a evangelização na própria região.
Nós somos um estado que não se caracteriza pela presença de muitas ordens religiosas. A chegada de mais uma sempre é muito positiva, sobretudo Caicó, que não tem essa tradição de ordens religiosas, mas vivemos hoje um tempo na Igreja muito plural e aberto, e as ordens religiosas sempre se constituem numa referencia de mais apoio e abrangência no que diz respeito a partilha de dons e ministérios para a vida da Igreja”, explicou.

Mais de 70 padres e 15 bispos participam da ordenação de Dom Antônio Carlos

Matriz lotada de fiéis - Foto: Marcos Dantas
Matriz lotada de fiéis – Foto: Marcos Dantas
É grande o número de religiosos que participaram da ordenação episcopal de Dom Antônio Carlos Cruz Santos, na Matriz de São Pedro de Alcântara, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
São mais de 70 padres, 15 bispos e arcebispos. Na procissão de abertura, o pai e a irmão do ordenado, além de amigos e demais familiares. O celebrante principal será o bispo emérito de Pinheiro, no Maranhão, Dom Ricardo Pedro Paglia. Por Marcos Dantas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário