segunda-feira, 26 de julho de 2021

Deputada Joice Hasselmann registra boletim de ocorrência contra senador Styvenson

 

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) afirmou nesta segunda-feira (26) que registrou um boletim de ocorrência contra o senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que insinuou que as lesões sofridas por ela na semana passada teriam sido causadas por uma traição conjugal ou uso de drogas. A deputada também vai denunciar Styvenson ao Conselho de Ética do Senado.

Durante uma live, o senador foi questionado sobre o que poderia ter causado as fraturas de Joice. “Aquilo ali, das duas uma: ou duas de quinhentos [o senador fez um gesto com as mãos, imitando, chifres] ou uma carreira muito grande [ele inspira forte, fazendo analogia ao uso de cocaína]. Aí ficou doida e pronto… saiu batendo em casa”, afirmou. A informação foi divulgada pelo portal Metrópoles.

A deputada prestou depoimento à Polícia Civil na tarde desta segunda-feira e concedeu uma coletiva. “O senador Styvenson fez uma live em que me acusou de ter usado drogas, eu sequer jamais fumei um cigarro na vida. Então ele vai ter provar, ele vai obviamente não só ser levado ao Conselho de Ética, quanto à Justiça, quanto haverá um pedido de indenização”, disse Joice aos jornalistas.

A ressaltou que o caso deve ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas decidiu também registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil. “Eu não vou aceitar canalhas como ele ou qualquer outro fazendo qualquer tipo de ilação", completou a deputada.

Por Gazeta do Povo



Inscrições para o Fies do segundo semestre têm início nesta terça-feira; veja cronograma


Começam nesta terça-feira (27) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2021. Os candidatos interessados poderão efetuar a inscrição no portal do Fies entre até o dia 30 de julho.

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 poderão pleitear uma bolsa no programa de financiamento deste ano. Além disso, os estudantes deverão ter média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Cronograma

Inscrições: 27 a 30 de julho;

Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 3 de agosto;

Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única: 04 a 06 de agosto;

Lista de espera: 04 a 31 de agosto.

Histórico

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores particulares, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior privadas aderentes ao programa.

O novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

RN confirma cinco novas mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas


O Rio Grande do Norte registra, nesta segunda-feira (26), um aumento de cinco mortes provocadas pela covid-19. Todas aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Natal (01), Caicó (01), Antônio Martins (01), Pau dos Ferros (01) e Mossoró (01). Ao todo, o estado potiguar contabiliza 7.057 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 1.487 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença. 

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também mostraram que, em um dia, houve um aumento de 18 novos casos notificados da covid-19, elevando para 357.822 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN. Há ainda 164.635 casos considerados suspeitos.

Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, nesta segunda-feira, a taxa de ocupação geral de leitos críticos está em 41,9%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (46,9%), Oeste (30,1%) e Seridó (48,1%). 

Ainda segundo o Regula RN, há um total de 234 pacientes internados no serviço público para tratamento da covid-19, sendo 142 em leitos críticos e 92 em leitos clínicos. No momento da checagem, havia apenas um paciente na fila de espera por leito. Os dados do Regula RN mostram também que, nesta segunda-feira, existem 195 leitos críticos disponíveis e 253 leitos clínicos disponíveis. Ou seja, os pacientes em espera aguardam apenas os trâmites para regulação. 

Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 02 óbitos por Covid-19 nesta segunda

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
26/07/21
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.
▪️

🖤 Óbito por COVID-19 no HRS em 26/07/21:

📍 Caicó – 01
📍 São João do Sabugi – 01

vacinasalvavidas

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido

Ministério da Saúde avalia reduzir intervalo entre doses da Pfizer, diz secretária

 


A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Leite, afirmou nesta segunda-feira (26) que a pasta está avaliando reduzir o intervalo entre as doses da vacina da Pfizer.

Atualmente, o ministério pratica o intervalo de 90 dias. Segundo Rosana, a preocupação com a variante Delta e a previsão de chegada de remessas maiores da vacina levam o ministério a analisar a possibilidade de diminuir o espaço entre as doses. Ela não informou qual deve ser o novo intervalo.

“Provavelmente, no próximo mês, com as perspectivas de vacinas, temos uma previsão de fechar agora o mês de julho com 40 milhões de vacinas, e em agosto, 63 milhões Então, sim, nós pensaremos em reduzir esse intervalo [entre as doses da Pfizer], afirmou a secretária.

Ainda segundo Rosana, o ministério estuda reduzir apenas o intervalo de aplicação da Pfizer, e não o das demais vacinas usadas no Brasil.

“A AstraZeneca mostra, inclusive, que quanto maior o intervalo de dose D1 e D2, melhor a formação de anticorpos neutralizantes. A única seria a Pfizer, inclusive isso consta em bula, nas outras não”, explicou a secretária.


Aulas presenciais são retomadas nas escolas públicas do Rio Grande do Norte

 


Nesta segunda-feira (26), estudantes da rede estadual de educação iniciaram o retorno às aulas presenciais nas unidades de ensino em todo o Rio Grande do Norte. De maneira híbrida, facultativa e gradual, as primeiras turmas começaram as atividades às 7h da manhã.

Após um ano e quatro meses sem ensino ensino presencial, os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, compreendido pelo 1º ao 5º ano, e da 3ª série do ensino médio, foram os primeiros a retomarem os estudos de maneira presencial, seguindo o protocolo sanitário de prevenção à covid-19. 

Para este momento, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec) preparou as unidades de ensino para que o distanciamento em sala de aula, o uso de álcool em gel, disponibilização de máscaras e todas as medidas sanitárias fossem cumpridas, dando a segurança necessária para os estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da comunidade escolar. Para isso, segundo o governo, foram investidos R$ 12 milhões de reais, sendo R$ 8 milhões de recursos estaduais e 4 milhões de reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. 

O titular da Seec, professor Getúlio Marques, visitou, pela manhã, a Escola Estadual Professor Luís Antônio, localizada no bairro de Candelária, em Natal. O secretário acompanhou as primeiras atividades. “É um momento de otimismo. Estamos retornando às escolas após um período de muito aprendizado. Agora, as aulas serão em formato híbrido, onde cada escola irá formatar as atividades para quem está em sala de aula ou em casa. O desafio não é maior que a determinação dos nossos professores”, explica o secretário. 

O retorno gradual será divido em etapas. A primeira foi concluída desde a semana passada, com a realização do acolhimento dos professores, que retornaram às atividades presenciais para planejamento e avaliação. Os profissionais com comorbidade continuam em atividades remotas. Hoje, retornam 30% dos estudantes por sala, sempre obedecendo o espaçamento mínimo de 1,5 metro entre as carteiras, mantendo o seguinte fluxo para o retorno dos estudantes, a cada 14 dias: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio; 6º e 7º ano do ensino fundamental e 2º ano do Ensino Médio; 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Gradualmente, sempre após 14 dias, poderão retornar 50% dos estudantes em todas as turmas; depois 75% e concluindo com o retorno total, de 100%.

A modalidade de ensino adotada neste momento é a híbrida, onde um grupo de alunos terá as atividades presenciais e o outro seguirá com os estudos em casa. Para este momento, a secretaria informou que a rede estadual conta com ferramentas consolidadas durante o período não presencial: o “Escola Digital”, no SIGEduc, a programação de aulas na TV, exibidas em canal aberto, aulas radiofônicas, que já estão presentes nos municípios de Caicó, Macau e Pau dos Ferros, entrega de material impresso e as outras ferramentas digitais de compartilhamento de informações, como o Classroom, da Google, videoaulas cedidas pelo Colégio Porto, a plataforma Clickideia, com diversas atividades online.

Em articulação com os municípios, através da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RN), foi garantido o transporte escolar para os estudantes, que também conta com protocolo sanitário. Veículos com menos estudantes, limpeza minuciosa e ventilação natural são alguns dos cuidados que fazem o trajeto de casa para a escola mais seguro. 

Outro aspecto que faz parte do retorno as atividades presenciais é a alimentação escolar. Com a orientação técnica da Subcoordenadoria de Assistência ao Educando (SUASE), as escolas organizaram os cardápios e os locais para a realização da merenda conforme as orientações do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com o governo, na última semana, mais de R$ 1 milhão, em recurso extra, foi disponibilizado às escolas. O Estado ainda informou que casos pontuais de falta de itens para compra estão sendo solucionados com a aquisição de itens da agricultura familiar ou com fornecedores locais.

‘Vice é como cunhado: É da família e você tem que aturar’, diz Bolsonaro sobre Mourão


Ao se referir a atuação do general Hamilton Mourãoo presidente da República, Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta  segunda-feira (26):  “O Mourão faz o seu trabalho. Ele tem uma independência muito grande, mas por vezes atrapalha um pouco a gente. Mas o vice é igual cunhado: você casa e tem que aturar o cunhado do teu lado. Você não pode mandar o cunhado ir embora”, disse o presidente da República, complementando.

“Então, estamos com o Mourão, sem grandes problemas. Mas o cargo dele é muito importante para agregar simpatias quer seja a uma candidatura a presidente, governador ou prefeito”, declarou Bolsonaro.

Jair Bolsonaro, que foi entrevistado do Programa Sessenta Minutos do Sistema Arapuan de Comunicação, disse ainda que a escolha do vice aconteceu em cima da hora. Ele afirmou ainda a escolha do vice é muito importante para o presidente e tem que ser uma pessoa que agregue, ao cintar que pode construir uma chapa com um candidato do Nordeste.

Bolsonaro afirma que está pronto para apoiar Marcelo Queiroga para qualquer cargo eletivo

 

O presidente da República, Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta segunda-feira (26), que está pronto para apoiar o ministro da Saúde Marcelo Queiroga para qualquer cargo eletivo em 2022. “Nenhuma conversa foi aprofundada com o Queiroga nesse sentido. Ele é uma pessoa extremamente qualificada. Logicamente, se ele quiser meu apoio a gente conversa, discute aí as bases, né. Estarei disposto a apoiá-lo. 

A Paraíba vai ganhar muito com ele. Eu acho que ele está muito mais, hoje em dia, para disputar um cargo no Legislativo do que no Executivo.”, disse o presidente durante entrevista ao programa Sessenta Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação.

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro destacou o trabalho que Marcelo Queiroga vem desenvolvendo a frente do Ministério da Saúde, principalmente nas ações de combate  e prevenção à Covid-19. “A Paraíba está de parabéns por ter um cardiologista tão inteligente como este”, afirmou o presidente ao destacar que o ministro ‘tem carta branca’ para tomar as decisões que achar necessárias.

MINISTRO: ‘Se eu for afastar do Governo quem é réu, o Congresso ficará reduzido à metade’ diz Bolsonaro sobre Ciro Nogueira


Durante entrevista ao Programa Sessenta Minutos do Sistema Arapuan de Comunicação nesta segunda-feira (26),o presidente da República  Jair Bolsonaro  respondeu as críticas de  que o futuro  ministro da Casa Civil  Ciro Nogueira  estaria envolvido em casos de corrupção.  

“Se eu for afastar quem é réu vou deixar  o congresso pela metade. Só podemos chamar alguém culpado quando o processo for transitado e julgado. E se ele for culpado, obviamente, será afastado do governo”, garantiu o presidente.

Jair Bolsonaro fez questão de destacar que a escolha dos seus ministros passa, rigorosamente, pro critérios técnicos.  “Eu não faço como faziam outros governos anteriores, que loteava os ministérios em troca de votos”, garantiu  Bolsonaro ao afirmar que durante o seu governo não foi comprovado nenhum caso de corrupção.


Live espetáculo Sant’Ana um Festejo à Vida será dirigida por Adriano Duarte

 


A live espetáculo “Sant’Ana um Festejo à Vida” será dirigida pelo mossoroense Adriano Duarte que tem trabalhos memoráveis dentro da cultura potiguar realizados em várias cidades do Estado como Grossos, Apodi, Rodolfo Fernandes, Poço Branco, Mossoró e Caicó.

De acordo com Adriano, as cenas foram criadas em cima do texto do professor Félix que traz uma narrativa que vai emocionar à todos que assistirem o espetáculo que será transmitido ao vivo pelo canal do youtube da Junina Caiacós, nos dias 30 e 31, a partir das 19h.

Conheça um pouco da história de Adriano:

O envolvimento de Adriano com a cultura iniciou aos 12 anos quando ingressou na quadrilha Lume da Fogueira. De la para cá, foi cada vez vez mais buscando entender e viver nesse mundo da arte, inclusive, dirigindo espetáculos importantes como a Paixão de Cristo em Mossoró.

Buscando experiência esteve sempre participando de alguns espetáculos no estado como ator e bailarino, e outros como Diretor e coreógrafo de vários espetáculos como: Lume da fogueira, Balão Dourado, Paixão de Cristo, Auto de Natal, Oratório de Santa Luzia, Auto da Liberdade, Chuva de Bala no país de Mossoró.

Em 2018 surgiu o seu elo com Caicó através da Junina Caiacós que mantém uma relação de muita parceria e troca de experiências. Adriano destaca que é de suma importância o trabalho quem vem sendo realizado pela Associação Cultural Junina Caiacós, pois é a certeza do fortalecimento do movimento cultural na cidade de Caicó. Esse “escambo” Que vem sendo feito, só tem agregado ainda mais para o enriquecimento artístico de todos os envolvidos.

Hospital Regional do Seridó anuncia alta hospitalar para mais 02 pacientes confirmados Covid-19 nesta segunda




O Hospital Regional do Seridó anunciou mais 02 pacientes confirmados COVID-19 tiveram alta hospitalar nesta segunda-feira (2)) no referido Hospital.

Município de residência dos pacientes:

📍Caicó - 02

Os pacientes ficarão em isolamento domiciliar monitorados pela secretaria de saúde do seu município.

#altahospitalar #vencendoacovid

#vacinasalvavidas

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido 


Presidente da Câmara Municipal de São João do Sabugi morre vítima de complicações da Covid-19

 


Nesta segunda-feira (26), o Presidente da Câmara Municipal de São João do Sabugi, Marcilio Dantas, faleceu vítima de complicações da Covid-19.

Marcilio estava internado no Hospital Regional do Seridó. Aos 43 anos, ele tinha comorbidades e o falecimento do mesmo gerou grande comoção na cidade de São João do Sabugi, onde o Marcilio exercia o mandato de vereador pelo MDB.

Brasil sofre mas bate Argentina no vôlei masculino


Na manhã desta segunda-feira (26), o Brasil enfrentou a Argentina no vôlei masculino e acabou superando os adversários após jogo bastante intenso. 

Os hermanos lideraram os dois primeiros sets, mas no terceiro e quarto set o Brasil virou o jogo e liderou a partida. O set da vitória foi bastante apertado (16/14) marcando a vitória da seleção brasileira.

Durante a partida, a pequena participação de Douglas causou alvoroço nas redes sociais, já que o atleta entrou em quadra, marcou ponto e foi homenageado com a música de Pabllo Vittar 'Zap Zum' na quadra em Tóquio. A canção da Drag Queen é uma das mais tocadas das Olimpíadas.

Flamengo goleia São Paulo por 5 a 1, com três de Bruno Henrique, e encerra jejum de 4 anos


O Flamengo ganhou quase todos os títulos que disputou nos últimos anos, mas sempre tinha no São Paulo como uma grande pedra no sapato. Esse incômodo terminou na tarde deste domingo (25), no Maracanã. Depois de sair atrás do placar, os comandados de Renato Gaúcho viraram o jogo e saíram de campo com uma goleada de 5 a 1.

O destaque da partida ficou por Bruno Henrique. Sem marcar há cinco jogos, o atacante foi responsável por três gols no duelo, que encerraram um jejum de quatro anos sem vitórias sobre o São Paulo. Gustavo Henrique e Michael completaram a goleada pelo Rubro Negro, e Arboleda descontou para os paulistas.

Com a vitória, o Flamengo passou para a quinta posição, com 21 pontos e dois jogos a menos que os concorrentes. O São Paulo segue na parte de baixo da tabela: é o 16º colocado, com 11 pontos, um a mais em relação ao Z-4.

Confusão
Após o terceiro gol de Bruno Henrique, uma confusão generalizada ocorreu entre as comissões técnicas. O chefe médico do Flamengo, Marcio Tannure, se dirigiu ao são-paulinos aos gritos de “Fala muito!”. Ele acabou expulso, junto com o o preparador físico do São Paulo, Alejandro Kohan.

O Flamengo volta a campo na quinta-feira, no Maracanã, onde enfrenta o ABC pelas oitavas de final da Copa do Brasil, às 20h (de Brasília). Um dia antes, o São Paulo recebe o Vasco no Morumbi, às 21h30, também pela Copa do Brasil.

Rara, ‘doença da urina preta’ intriga especialistas e autoridades após caso em Goiás


Kelly Silva, de 27 anos, foi comer com a prima num restaurante japonês em Goianésia, no interior de Goiás. Quase 24 horas depois, ela se queixou de enjoo que evoluiu para cansaço e perda da força muscular. Ela também notou uma mudança na cor da urina. 

Ana Carla Viera, prima de Kelly, conta que, dois dias depois, os sintomas pioraram. Ela foi levada ao hospital, ficou 20 dias na UTI e chegou a ser intubada. “Ela já chegou lá grave, sem força muscular, já chegou com a função renal alterada, os rins já não estavam funcionando direito mais, pressão muito baixa. E a gente não sabia o que era até o momento. Mas, pela gravidade, optamos por transferi-la para Goiânia. Chegando lá ela piorou e foi para a UTI.”  Kelly foi diagnosticada com a doença de Haff, uma síndrome rara conhecida popularmente como “doença da urina preta”.

Especialistas acreditam que ela seja causada por uma toxina encontrada em determinados peixes de água doce ou crustáceos. Depois que o animal é ingerido, cru ou cozido, a substância pode provocar danos no sistema muscular e em órgãos, como os rins, alterando a cor da urina. A forma como o animal é contaminado pela toxina que provoca a doença, no entanto, não é consenso entre especialistas. Alguns infectologistas dizem que a toxina é gerada pelo mau acondicionamento do pescado, mas outros afirmam que ela vem de algas consumidas pelo animal. A delegada Ana Carolina Pedrotti, que investiga o caso, disse que ainda há muitas perguntas sem resposta. “O único caso aqui em Goianésia dessa síndrome foi com ela. Então, mesmo todo mundo comendo peixes, o mesmo peixe, mesmo corte, só ela que acabou tendo essa síndrome. Mas estamos apurando as condições de acondicionamento do restaurante.”

Segundo a infectologista Ana Raquel Rodrigues, a doença aparece quando os alimentos são transportados e armazenados de forma incorreta. Ela alerta sobre uma dificuldade para se proteger: a toxina não tem gosto, nem cheiro específicos. “Nem todos que se expõem ao agente infeccioso, neste caso é uma toxina, desenvolve a doença. Isso depende da suscetibilidade individual, fatores genéticos, o momento do estado imunológico do paciente, do estado emocional. Isso pode variar, um desenvolver e outro não.” 

Os sintomas mais comuns, segundo a médica, são: dor e rigidez muscular, dormência e urina escura — semelhante à cor do café. Ela diz que não há um tratamento especifico para a doença, por isso só é possível tratar os sintomas.

*Com informações da repórter Caterina Achutti - Jovem Pan 

Governo divulga calendário de chegada de mais 179,6 mil doses de vacinas ao RN

 


O Ministério da Saúde sinalizou o envio de 179.600 doses de vacinas contra a covid-19 durante esta semana. Os imunizantes vão chegar ao Rio Grande do Norte entre esta terça-feira (27) e a quarta-feira (28).

O calendário foi divulgado pela governadora Fátima Bezerra nas redes sociais. Ao todo, serão 85.800 doses da AstraZeneca, 57.700 da Coronavac, 35.100 da Pfizer e 1.100 da Janssen.

As doses vão chegar em três remessas. A primeira ao meio-dia desta terça-feira (27), com 16.800 doses da AstraZeneca, 57.700 da Coronavac e 1.100 da Janssen. No mesmo dia, às 16h50, serão entregues mais 69 mil da AstraZeneca. No dia seguinte, a quarta-feira (28), vão chegar as 35.100 doses da Pfizer, às 6h50.

Até o momento, o Rio Grande do Norte já recebeu 2.464.910 doses de imunizantes. Desse total, 2.025.168 doses já foram aplicadas. Ao todo, 543.750 estão completamente imunizadas – com duas doses ou dose única – e outras 1.481.418 receberam apenas uma dose.

9 terremotos foram registrados no RN no fim de semana; pesquisador explica fenômenos

 

         Foto: Heilysmar Lima

Após os cinco primeiros tremores, sendo um de magnitude 3,5 que foi sentido por moradores de Natal e outros municípios potiguares, a terra tremeu pelo menos mais quatro vezes nesse domingo (25). Os dados foram divulgados pelo Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN).

Na primeira atualização depois dos primeiros eventos, o laboratório indicou a ocorrência de mais três abalos, que aconteceram ainda na madrugada (1h57 – magnitude de 2,7); outro pela manhã (11:50 – magnitude de 2,1) e o no início da tarde (12h49 – magnitude de 2,7).

Por fim, o Labsis ainda registrou mais um evento, de magnitude 2,2, às 15h07 desse domingo (25). Dessa vez, o tremor aconteceu em um ponto mais distante da costa potiguar. “Após oito tremores serem registrados na região apenas hoje [domingo], mais um evento foi registrado pelas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico na Plataforma Continental”, relatou.

De acordo com o coordenador do Labsis, Aderson Nascimento, os eventos registrados no fim de semana são naturais. Ele explicou como os terremotos acontecem e são registrados no Rio Grande do Norte.

“Embora não estejamos no interior de uma placa tectônica, eventos como esse são comuns. Toda placa tectônica possui imperfeições, que são as falhas geológicas. E essas falhas costumam se romper devido à pressão tectônica”, contou. 

“Essa pressão acumulada é liberada na forma de evento sísmico de vibração. Essa vibração vai desde o foco do terremoto até os nossos equipamentos e toda a superfície. E quando chega na superfície vibra também. E essa vibração é que é registrada nos nossos equipamentos e sentidas pelas pessoa”, acrescentou. 

O professor finalizou: “Então, trata-se de um evento tectonico e um fenômeno natural. A gente não tem como prevê. Por isso o monitoramento é importantíssimo”. No mês de junho, sete tremores foram registrados no estado. O número foi superado em apenas um dia no mês de julho.

TRAGÉDIA: Piloto de 14 anos morre após acidente na etapa de Aragón da Talent Cup Europa


Hugo Millán, piloto de apenas 14 anos e que disputava a Talent Cup Europa, campeonato organização pela FIM para jovens talentos do mundo das duas rodas, não sobreviveu a um grave acidente sofrido durante uma etapa em Aragón, na Espanha, neste domingo (25).

O espanhol, nascido em 2006, disputava a corrida um do final de semana quando sofreu uma queda a 13 voltas do fim. Millán chegou a levantar, mas foi atingido em cheio por Milan Leon Pawelec.

O polonês, que se aproximava do local no momento em que Millán buscava sair da pista, não conseguiu se esquivar do colega, acertando-o em cheio. Para Pawelec, teria sido quase impossível encontrar um caminho alternativo para desviar do colega, já que estava no meio do bolo.

Imediatamente a prova foi interrompida e o socorro chegou até Millán. Rapidamente ele foi colocado em uma ambulância e, na sequência, em um helicóptero, que o mandou para o hospital em Saragoça.

A confirmação da morte foi divulgada na página oficial da categoria no Twitter. O anúncio destacou ainda que todas as provas marcadas para o resto do domingo no Motorland, em Aragón, foram canceladas.

A morte de Millan acontece apenas algumas semanas após a de Jason Dupasquier, que ocorreu em 29 de maio, na classificação para o GP da Itália de Moto3 em Mugello. O suíço, depois de cair na Arrabbiata 2, foi atropelado por Jeremy Alcoba e Ayumu Sasaki, que se encontravam próximos.

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 6


Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 6 recebem hoje (26) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

O recebimento dos recursos segue o calendário normal do Bolsa Família, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. A primeira parcela começou a ser depositada no último dia 16 e será paga até 30 de abril.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.


OLIMPÍADA: Fadinha faz história e leva prata no skate street em Tóquio


A maranhense de 13 anos, Rayssa Leal conquistou a medalha de prata no skate street nas Olimpíadas de Tóquio. A Fadinha, é a atleta mais jovem do Brasil nos jogos Olímpicos e tornou-se a terceira medalhista mais nova da história.

Quem conquistou a medalha de ouro foi a japonesa Momiji Nishiya, que também tem 13 anos e é apenas cinco meses mais velha que Rayssa. O bronze também ficou com o Japão Funa Nakayama.

A expectativa de medalha era alta para o Brasil no street feminino. Pâmela Rosa lidera o ranking mundial e Letícia Bufoni é a quarta, mas elas não passaram para a final. Rayssa, a segunda do ranking foi a representante brasileira na decisão.

Fadinha ganhou esse apelido por conta de um vídeo viralizado há seis anos, quando ela tinha apenas sete anos de idade e acertou uma manobra heelflip fantasiada de fada. A imagem viralizou pela internet e foi compartilhada até mesmo pela lenda Tony Hawk.

No dia anterior, Kelvin Hoefler já havia conquistado a medalha de prata no street masculino. Há ainda a disputa do park, tanto no feminino quanto no masculino.

Foi a terceira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além das duas no skate, o judoca Daniel Cargnin conquistou o bronze na categoria meio-leve (até 66kg).


domingo, 25 de julho de 2021

Na estreia do handebol feminino nas Olimpíadas, Brasil empata com ROC


A seleção brasileira feminina de handebol estreou nas Olimpíadas contra as russas, atuais campeões, em jogo que terminou empatado por 24 a 24 nesse sábado (24). As brasileiras chegaram a ficar na frente na reta final de partida, mas não seguraram a vitória até o fim. Integrando a equipe verde e amarela está a potiguar Samara Vieira, que atua como meia-esquerda. 


A seleção começou tentando equilibrar o jogo com as russas, que dominaram o placar na maior parte do tempo. A equipe europeia chegou a ficar três gols à frente em alguns momentos, mas o Brasil não permitiu que o time adversário se desgarrasse. O Brasil volta à quadra contra a Hungria, na segunda-feira (26), às 23h (de Brasília). 

 

Tóquio: Rebeca Andrade dá show, vai a 3 finais e só fica atrás de Biles no ranking geral

O Brasil estreou neste domingo na ginástica artística feminina dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e há muito o que comemorar para as duas atletas representantes do País, com destaque para Rebeca Andrade, que garantiu três finais na modalidade, com boas chances de medalha.

No somatório geral de sua apresentação, em quatro aparelhos, ela conseguiu a segunda melhor pontuação da classificação no individual geral, ficando atrás apenas da americana Simone Biles, cinco vezes medalhista olímpica e grande nome da modalidade na Olimpíada de Tóquio. Rebeca ficou com 57,399 pontos, em segundo lugar, e Biles fez 57,731. A paulista de 22 anos, além do grande feito, conseguiu avançar às finais em dois aparelhos: solo e salto.

Ao som do funk Baile de Favela, de MC João, Rebeca conseguiu 14 066 pontos, na avaliação dos jurados, sendo a quarta melhor nota no solo depois de uma apresentação firme e se mostrando bastante solta no tatame. Desde Daiane dos Santos, em Pequim-2008, uma ginasta não chegava à final do solo. No salto também mostrou firmeza e, sem titubear na finalização, conseguiu a terceira melhor nota da prova, com 15,400, também garantindo-se na final

"A gente treina bastante para dar o nosso melhor. Na pandemia foi muito complicado, ficamos paradas um tempo. Mas é uma alegria enorme. Tenho aí algumas finais, estou bem feliz, mas é um dia após o outro", disse Rebeca após as atuações que levaram à vice-liderança no ranking geral.

A outra brasileira que disputou a rotação da ginástica artística feminina, neste domingo, foi Flávia Andrade, que garantiu vaga na final da trave. A carioca de 21 anos manteve o equilíbrio e fez a quinta melhor apresentação, na visão do júri especializado, com 13,966 pontos.

No entanto, há preocupação para o restante da participação da jovem ginasta na Olimpíada de Tóquio por conta de uma lesão no tornozelo quando fez sua apresentação no solo. Ela chegou a cair depois de uma aterrissagem, sentiu o tornozelo e saiu mancando, com uma pontuação final de 12,066. Após a atuação, saiu do tablado chorando.

"Um pouco chateada, mas estar em uma final olímpica é muito importante", disse Flávia Andrade, que terá a chance de disputar o pódio na trave.

Tanto Rebeca quanto Flávia fizeram suas primeiras participações nos Jogos Olímpicos na edição do Rio de Janeiro, em 2016. Na época, ambas, com 17 e 16 anos respectivamente, foram para as finais, mas sem classificação suficiente para subir ao pódio.

Agora, o Brasil tem quatro chances na ginástica artística feminina e a disputa das finais individuais estão marcadas para começar daqui a uma semana, no dia 1.º de agosto.


No vôlei feminino, Brasil vence Coreia do Sul na estreia olímpica


A seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Coreia do Sul na estreia da modalidade na Olimpíada de Tóquio 2020 por 3 sets a 0, com parciais de 25/10, 25/22, 25/19. O jogo foi disputado na manhã deste domingo (25) na Arena Ariake.

O primeiro set foi de domínio completo da equipe nacional. O time logo pulou na frente e pôde até errar alguns lances e mesmo assim vencer sem dificuldades por 25 a 10. Na segunda parcial, a equipe apresentou alguns problemas na recepção e teve dificuldades para vencer por 25 a 22. No último set, a seleção entrou desatenta e chegou a estar perdendo por 8 a 3. Mas o treinador Zé Roberto apostou na inversão do 5x1, colocando Roberta e Rosamaria em quadra na maior parte da parcial. No final, o Brasil impôs a maior qualidade e venceu por 25 a 19.

A equipe verde e amarela joga novamente na próxima terça-feira (27), contra a República Dominicana, pelo grupo A, às 07h40 (horário de Brasília).



Com ocupação de leitos em 44%, RN confirma 4 novas mortes pela covid-19 e 163 novos casos


O Rio Grande do Norte registra, neste domingo (25), um aumento de quatro mortes provocadas pela covid-19. Desse total, duas aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Natal (01) e São Jose do Campestre (01). Ao todo, o estado potiguar contabiliza 7.052 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 1.488 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença. 

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também mostraram que, em um dia, houve um aumento de 163 novos casos notificados da covid-19, sendo que 52 foram confirmados nas últimas 24 horas. Isso elevou para 357.804 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN. Há ainda 164.523 casos considerados suspeitos.

Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, neste sábado, a taxa de ocupação geral de leitos críticos está em 44%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (47,4%), Oeste (33%) e Seridó (59,3%). 

Ainda segundo o Regula RN, há um total de 235 pacientes internados no serviço público para tratamento da covid-19, sendo 150 em leitos críticos e 85 em leitos clínicos. No momento da checagem, havia quatro pacientes na fila de espera por leito. Os dados do Regula RN mostram também que, neste domingo, existem 191 leitos críticos disponíveis e 259 leitos clínicos disponíveis. Ou seja, os pacientes em espera aguardam apenas os trâmites para regulação. 



Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 12 milhões na quarta-feira

 


O concurso de número 2.393 da Mega Sena não teve nenhum acertador das 6 dezenas, sorteadas na noite deste sábado (24), em São Paulo. Assim, o prêmio acumulou e a estimativa é que o próximo sorteio pague prêmio de R$ 12 milhões.

As dezenas sorteadas foram:

26 – 27 – 28 – 32 – 38 – 51
Vinte e oito apostas acertaram a quina e vão receber prêmio de R$ 80.268,42 cada uma. Já a quadra – quando o apostador acerta 4, das 6 dezenas sorteadas -, teve 2.368 ganhadores, que receberão prêmio de R$ 1.355,88 cada um.

O próximo sorteio acontece será na quarta-feira (28), e está programado para as 20h. O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube, e pode ser acessado no canal da Caixa.


Judô: Daniel Cargnin conquista primeiro bronze do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio

 


A modalidade que trouxe mais medalhas olímpicas ao Brasil na história entregou mais uma no segundo dia das Olimpíadas de Tóquio 2020. A 23ª medalha do judô brasileiro em Jogos Olímpicos veio na manhã deste domingo, com o gaúcho Daniel Cargnin. O judoca de 23 anos da Sogipa venceu o israelense Baruch Shmailov para levar o primeiro bronze do Brasil na competição, na categoria peso-meio-leve (até 66kg).

A luta foi tensa. Cargnin tinha dificuldade para conseguir a pegada, mas buscou o confronto e deu duas entradas sem sucesso. Com um minuto, Shmailov recebeu uma punição por falta de combatividade. Em seguida, o brasileiro obteve um wazari com um belo golpe.

A luta precisou ser interrompida, porque Cargnin sofreu um corte no nariz numa entrada do israelense. Ele recebeu atendimento para deter o sangramento. Quando voltou, Shmailov veio para cima com tudo. O israelense quase completou uma queda, mas Cargnin girou no ar para evitar a pontuação. Nos segundos finais, o brasileiro foi malandro, tomou punição por falta de combatividade, mas preservou a vitória. Ao fim da luta, chorou com o treinador Yuko Fujii.

Nenhum comentário:

Postar um comentário