sábado, 15 de maio de 2021

8 crianças morrem em ataque de Israel a Gaza; prédio de TV colapsa

 


Dez pessoas de uma mesma família palestina, incluindo oito crianças, foram mortas neste sábado (15) em um bombardeio israelense na Faixa de Gaza, informaram fontes médicas. Um bebê de cinco meses sobreviveu.

Além disso, um prédio de 12 andares na Faixa de Gaza que abriga os escritórios da Associated Press (AP), dos Estados Unidos, e da emissora Al Jazeera, do Catar, desabou neste sábado, após ser atingido por mísseis israelenses, informaram as agências Reuters e France Presse.

Um jornalista palestino foi ferido no ataque, informou a mídia palestina, e destroços e estilhaços voaram a dezenas de metros de distância.

Jawad Mehdi, proprietário do edifício Jala, afirmou que um oficial da inteligência israelense o avisou antes do ataque que ele tinha uma hora para evacuar o prédio. Ele solicitou 10 minutos adicionais para os repórteres embalarem seus equipamentos, mas teve o pedido recusado, segundo a France Presse.

“Um ataque israelense destruiu o prédio que abrigava os escritórios da AP em Gaza”, disse Jon Gambrell, jornalista da agência de notícias, no Twitter. “O Exército avisou o proprietário do prédio onde fica o escritório da AP que o local seria alvo de um bombardeio”, escreveu pouco antes do ataque.

Outro jornalista da AP, que pediu para não ser identificado, disse que todos os funcionários estavam bem, mas em estado de choque.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

O Exército israelense declarou que equipamentos militares do Hamas estavam na torre atingida por seus caças. “O prédio também abrigava escritórios de veículos de comunicação civis, atrás dos quais o grupo terrorista Hamas se esconde e que usa como escudos humanos”, acrescentou o Exército, alegando ter alertado os civis antes do ataque e “ter lhes dado tempo suficiente”.

A rede de televisão Al Jazeera confirmou no Twitter que seus escritórios ficavam no prédio e transmitiu ao vivo as imagens da torre desabando e sendo reduzida a uma montanha de escombros. O edifício também tinha vários apartamentos e outros escritórios.

“É claro que foi decidido não apenas causar destruição e mortes, mas também silenciar aqueles que são testemunhas”, reagiu à AFP Walid al-Omari, chefe do escritório da Al Jazeera em Israel e nos Territórios Palestinos.

“Continuaremos nossa cobertura de notícias apesar da destruição (…) Voltaremos ao ar com novos equipamentos”, garantiu Safwat al-Kahlout, correspondente do canal em Gaza.

O diretor geral interino da Al Jazeera, Mostefa Souag, chamou o ataque de “bárbaro” e disse que Israel deveria ser responsabilizado. “O objetivo deste crime hediondo é silenciar a mídia e ocultar a carnificina e o sofrimento incontáveis do povo de Gaza”, disse ele em um comunicado.

O porta-voz militar israelense, Jonathan Conricus, rejeitou a ideia de que Israel estava tentando silenciar a mídia. “Isso é totalmente falso, a mídia não é o alvo”, disse à Reuters.

Conricus chamou o prédio de um alvo militar legítimo, dizendo que continha inteligência militar do Hamas. Ele disse que o Hamas pode ter calculado que, ao colocar seus “ativos” dentro de um prédio com escritórios de notícias, ‘eles provavelmente esperavam que isso os mantivesse a salvo de ataques israelenses”.

Questionado sobre o motivo da destruição de todo o prédio, Conricus disse: “Não havia como derrubar apenas as instalações do Hamas que estavam no prédio. Eles ocuparam vários andares do prédio e era impossível derrubar apenas esses andares. Foi considerado necessário para demolir todo o edifício. “

G1

Boletim do Hospital Regional do Seridó não registra óbitos neste sábado

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
15/05/21
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.
▪️
Confira na íntegra o boletim diário estadual no site: http://www.saude.rn.gov.br ou @governodorn
▪️

HRS31anos

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020
ouvidoriahrsrn@gmail.com


Veja a impressionante foto que mostra luta entre Domo de Ferro de Israel e mísseis do Hamas

 


À esquerda, o poderoso sistema israelense de interceptação de mísseis, chamado Domo de Ferro. À direita, os foguetes lançados contra Israel pela milícia palestina Hamas, partindo de Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza.

A imagem noturna impressionante, captada pela fotógrafa Ana Baba, reflete a violência do conflito entre o exército de Israel e os militantes palestinos, que tem escalado nos últimos dias.

As luzes dos projéteis do Hamas refletidas na noite e os mísseis lançados pelo Domo de Ferro se converteram em cenas habituais para os habitantes de Ashkelon, Sderot e outras populações que vivem nos arredores da Faixa de Gaza.

Segundo as forças de Defesa de Israel, mais de 2 mil projéteis foram lançados de Gaza contra alvos israelenses. Já o último ataque aéreo israelenses teria matado na última noite sete pessoas de duas famílias num campo de refugiados em Gaza. Um bebê de cinco meses seria o único sobrevivente.

O Hamas respondeu lançando mísseis em territórios israelenses ao sul, mas não houve relato de mortes.


Covid-19: Hospital Regional do Seridó anuncia 08 altas hospitalares neste sábado

 


O Hospital Regional do Seridó anunciou que mais 08 pacientes confirmados COVID-19 tiveram alta hospitalar neste sábado (15) do referido Hospital.

Município de residência dos pacientes:
📍Caicó – 02
📍Florânia – 01
📍Parelhas – 03
📍Serra Negra – 01
📍Jardim de Piranhas – 01

Os pacientes ficarão em isolamento domiciliar monitorados pela secretaria de saúde do seu município.

altahospitalar #vencendoacovid

PL2564/20

HRS31anos

useamáscara

nãoaglomere

higienizeasmãos

▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020
ouvidoriahrsrn@gmail.com


Paulista: São Paulo goleia Ferroviária e está na semifinal

 


O São Paulo avançou para a semifinal do Campeonato Paulista após superar a Ferroviária por 4 a 2, na noite desta sexta-feira (14) no estádio do Morumbi.Agora, o Tricolor pega o Mirassol na próxima fase da competição. A outra semifinal será entre Corinthians e Palmeiras.

Domínio do São Paulo

A equipe comandada pelo técnico argentino Hernán Crespo começou muito melhor, criando oportunidades em sequência. Quando tinha 70% de posse de bola, o Tricolor abriu o placar. Aos 28 minutos Igor Vinícius cruzou para Gabriel Sara, que bateu de esquerda para vencer o goleiro adversário. Cinco minutos depois, o Tricolor ampliou com o volante Liziero, que marcou após nova boa jogada de Igor Vinícius.

A Ferroviária até ensaiou uma reação, com um belo gol de falta do camisa 10 Renato Cajá.

Mas o São Paulo continuava bem superior no confronto e, após o intervalo, conseguiu ampliar com Igor Vinícius. Após dar duas assistências, o lateral deixou o seu aos 6 minutos após passe de Benítez.

Aos 19 minutos o meia Benítez voltou a fazer o papel de garçom, ao dar passe para Pablo, que tocou na saída do goleiro Saulo para marcar.

No finalzinho do jogo, aos 37 minutos, Bruno Mezenga marcou o segundo da Ferroviária para manter a artilharia da competição com 9 gols.


Palmeiras vence Bragantino e avança para semifinal do Paulista

 


O Palmeiras garantiu vaga na semifinal do Campeonato Paulista, após derrotar o Bragantino por 1 a 0 na noite desta sexta-feira (14) em partida realizada no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).Agora, o Verdão enfrenta na próxima fase ou o já classificado Corinthians ou a Ferroviária, caso o clube grená supere o São Paulo também nesta sexta no estádio do Morumbi.

Palmeiras e Bragantino fizeram um primeiro tempo muito disputado, no qual cada equipe teve apenas uma oportunidade clara. O Verdão chegou com perigo com Danilo aos 19 minutos, em chute que terminou no travessão. Nove minutos depois Claudinho criou a melhor chance do Massa Bruta, ao acetar chute de voleio após cobrança de escanteio. O destino também foi o travessão adversário.

Com a igualdade no marcador, o técnico português Abel Ferreira sacou Rony do banco após o intervalo, e o atacante decidiu a parada as 32 minutos. Scarpa acertou chute no travessão e o camisa 7 marcou de cabeça após o rebote. Depois, bastou ao Verdão administrar o placar para ficar com a vaga.

Final do Cariocão 2021 começa neste sábado com o clássico Fla x Flu

 

O clássico Fla x Flu vai definir quem será o campeão deste ano do Campeonato Carioca.  As duas equipes se enfrentam neste sábado (15), no Maracanã, às 21h05 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. A cobertura esportiva começa às 20h30, com narração de André Marques, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rodrigo Ricardo e plantão de notícias com Luiz Ferreira. 

Tricolores e rubro-negros são os maiores vencedores do Estadual. Ao todo, o Flamengo soma 36 canecos na sala de troféus do clube, contra 31 do Fluminense. Além da tradição, as finais com os dois times mostram equilíbrio. Nas dez vezes em que tiveram frente a frente na decisão do Cariocão, cada time venceu cinco vezes. 

O clássico Fla x Flu vai definir quem será o campeão deste ano do Campeonato Carioca.  As duas equipes se enfrentam neste sábado (15), no Maracanã, às 21h05 (horário de Brasília), no Maracanã, com transmissão ao vivo da Rádio Nacional. A cobertura esportiva começa às 20h30, com narração de André Marques, comentários de Waldir Luiz, reportagem de Rodrigo Ricardo e plantão de notícias com Luiz Ferreira. 

Tricolores e rubro-negros são os maiores vencedores do Estadual. Ao todo, o Flamengo soma 36 canecos na sala de troféus do clube, contra 31 do Fluminense. Além da tradição, as finais com os dois times mostram equilíbrio. Nas dez vezes em que tiveram frente a frente na decisão do Cariocão, cada time venceu cinco vezes.

Do outro lado, o Tricolor terminou a Taça Guanabara na vice-liderança, com 22 pontos e a seguinte campanha: sete vitórias, um empate e e três derrotas. Para assegurar vaga na final, o time do técnico Roger Machado encarou a Portuguesa nas semifinais: no primeiro jogo empatou em 1 a 1, e no duelo da volta garantiu a classificação ao vencer a Lusa por 3 a 1.

Histórico

O Flamengo busca o tricampeonato, já que faturou o título em 2019 e 2020. Se o Rubro-Negro se sagrar campeão este ano de novo, será o sexto tri do clube na história do Campeonato Carioca (1942/1943/1944, 1953/1954/1955, 1978/1979, 1999/2000/2021 e 2007/2008/2009). Em 1979, houve dois Estaduais, e em ambos o time de Zico e companhia levantaram o troféu. 

Já o Fluminense, apesar da força que tem no futebol do estado, vive um jejum de oito anos sem títulos estaduais. O último foi conquistado em 2012. Na ocasião, o Flu foi campeão após duas vitórias diante do Botafogo.



RN elabora plano para vacinar profissionais da Educação em maio


Em mais uma iniciativa visando a volta às aulas presenciais na rede pública prevista no Decreto 30.562, o Governo do Estado começou a elaborar o plano de vacinação dos profissionais da Educação no Rio Grande do Norte. 

Os detalhes preliminares do processo, que tem como parâmetro a Deliberação 1.689/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foram apresentados à governadora Fátima Bezerra e ao vice-governador Antenor Roberto nessa sexta-feira (14). A previsão da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) é de que a vacinação seja iniciada na segunda-feira, 24 de maio.

Assinada pelo titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Cipriano Maia, e pela presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN, Maria Eliza Garcia, a Resolução cita a dificuldade da rede pública educacional de avançar nas ações de ensino a distância e, diante do inquérito sorológico segundo o qual 18% das crianças testadas apresentaram contado com o vírus, a comissão considera imprescindível a imunização de trabalhadores e trabalhadores em creches, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Rio Grande do Norte segue iniciativas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Desde que foi aprovado o plano nacional de imunização contra a Covid-19, a governadora professora Fátima Bezerra vem defendendo o reposicionamento dos trabalhadores em Educação na lista de prioridades da vacinação.

“É algo muito importante, diante da necessidade de reabertura das escolas. E nossa defesa tem sido, desde o início, a importância da imunização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação para uma retomada das aulas presenciais de forma segura para todos. "Lutamos incansavelmente, desde o ano passado, para incluir os profissionais de educação como prioritário no Plano Nacional de Imunização (PNI). E prometi que não descansaria enquanto não conseguíssemos incluir esses profissionais. E isto se justifica pela importância da educação. Lembro que, junto aos demais governadores, chegamos a enviar carta aos ministros da Saúde e da Educação com essa solicitação de inclusão. Vitória da cidadania e da dignidade!”, disse a governadora Fátima Bezerra.    

Pela proposta, serão utilizadas 12.355 doses da reserva técnica do Estado, considerando as fases D1 e D2, da vacina Oxford/Astrazeneca. Inicialmente terão prioridade os trabalhadores da educação da rede pública municipal e estadual, compreendendo professores e professoras que atuam em sala de aula, seguindo o escalonamento por idade de forma decrescente. Posteriormente serão contempladas as demais categorias laborais que exercem atividades nas dependências das unidades escolares públicas, tais como merendeira, pessoal administrativo, porteiros e ASG. Na etapa seguinte serão imunizados os trabalhadores da rede privada.

"Como não temos vacinas para todo mundo nesse primeiro momento, a ideia é começar pelos professores da rede pública porque os alunos não tem ferramentas tecnológicas suficientes que permitam esse ensino a distância", explicou Kelly Lima, coordenadora de vigilância em Saúde da Sesap. Ela disse que a vacina será aplicada no município em que o trabalhador da educação reside, mediante comprovação de vínculo empregatício.

Na tarde de ontem (14), a Sesap encaminhou ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando a ampliação de doses de vacina contra a Covid-19 para contemplar os trabalhadores da educação no Rio Grande do Norte.


Natal vacina neste sábado pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades

 


A Prefeitura de Natal inicia a vacinação da faixa etária de 50 a 54 anos de todas as comorbidades contempladas no Plano Nacional de Imunização. Para esse público, estará disponível, neste sábado (15), apenas o ginásio do SESI com funcionamento das 8h às 16h, e em nove unidades básicas de saúde (Felipe Camarão II, Bairro Nordeste, Mãe Luiza, Rocas, Alecrim, Nova Descoberta, Rosângela Lima, Nordelândia e Vale Dourado) com horário de funcionamento das 8h às 12h.

 A SMS simplificou a documentação comprobatória de comorbidade e agora é necessário a apresentação de apenas um dos documentos listados, laudo médico com CID, laudo médico com descritivo da doença ou condição de saúde, declaração médica do descritivo da doença, prescrição médica com carimbo ou cupom grampeado da farmácia da UBS, PROSUS, HIPERDIA ou UNICAT ou relatórios médicos com descritivos da doença. Além disso, é necessário a apresentação do comprovante de residência de Natal, documento com foto e cartão de vacinação.

“As pessoas com comorbidades e que tenham mais de 55 anos e que, por algum motivo, não se vacinaram podem comparecer neste sábado em algum dos pontos de vacinação”, explica George Antunes, secretário de Saúde de Natal.

No domingo todas as salas de vacinação listadas vão funcionar nos horários acima citados, à exceção do SESI, que não abre aos domingos.

Neste sábado também haverá vacinação para as pessoas que vivem com HVI/Aids, no SAE Natal das 8h às 12h.

Covid-19: casos sobem para 15,5 milhões e mortes, para 432,6 mil



O total de casos acumulados de covid-19 subiu para 15.519.525. Em 24 horas, foram confirmadas pelas autoridades de saúde 85.536 novas pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 

Ainda há no país 1.058.542 casos em acompanhamento. O termo é empregado para as pessoas infectadas e com casos ativos de contaminação pelo novo coronavírus.

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta sexta-feira (14).

O total de vidas perdidas durante a pandemia subiu para 432.628. Em um dia, foram registradas 2.211 novas mortes. 

Ainda há 3.702 óbitos em investigação. Isso ocorre porque há casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 desde o início da pandemia ultrapassou os 14 milhões. Com a atualização dessa sexta-feira, as pessoas nesta condição totalizaram 14.028.355. Isso equivale a 90,4% do total de pessoas que foram infectadas com o vírus.

Estados
O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (103.493). Em seguida vêm Rio de Janeiro (47.699), Minas Gerais (37.005), Rio Grande do Sul (26.550) e Paraná (24.330). Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.568), Acre (1.608), Amapá (1.610), Tocantins (2.704) e Alagoas (4.462).

No caso do Rio Grande do Norte, o estado potiguar contabiliza 5.785 mortes pela covid-19 e 247.512 casos acumulados da doença. 

Vacinação
Até o momento, foram distribuídos a estados e municípios 83,8 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 51,1 milhões de doses, sendo 34,6 milhões da 1ª dose e 16,4 milhões da 2ª dose.

Governo antecipa data de pagamento do 13º de 2018 e paga 1ª parcela de maio


A governadora Fátima Bezerra anunciou na tarde desta sexta (14) a antecipação da data de pagamento do 13º de 2018, a terceira das quatro folhas herdadas da última gestão. Se antes a data estipulada era 30 de maio, de acordo com a chefe do Executivo estadual, já neste sábado (15), os servidores ativos, inativos e pensionistas da Segurança Pública que recebem até R$ 4,5 mil (valor líquido) terão o salário integral depositado em conta.

Os servidores desta categoria que ganham acima desse valor terão R$ 2 mil depositados. No próximo dia 21, recebem o 13° de 2018 no valor integral todas as demais categorias de faixa salarial ate R$ 4,5 mil. Servidores que ganham acima desse valor, receberão R$ 2 mil e o restante será quitado no mês de novembro deste ano.

No último mês de janeiro, o Governo do Rio Grande do Norte já havia pago o salário integral do 13º de 2018 para a faixa salarial de até R$ 3,5 mil. O montante total pago dessa folha já soma R$ 198 milhões, restando ainda R$ 137 milhões de uma folha de R$ 335 milhões para quitar até novembro deste ano. Os R$ 316 milhões da quarta e última folha, referente a dezembro de 2018, serão pagos ainda nesta gestão, quando estará quitada uma dívida líquida herdada de quase R$ 900 milhões com folha de pessoal, e mais de R$ 2 bilhões se somado o passivo com fornecedores.

Também neste sábado será antecipado, ao longo do dia, o depósito da primeira parcela do salário do mês de maio para servidores ativos, inativos e pensionistas, conforme datas estabelecidas em acordo com representantes da classe dos trabalhadores no início do ano. Serão mais de R$ 242 milhões depositados na economia potiguar, valor relativo à primeira parcela da folha salarial de maio. Recebem os vencimentos integrais os mais de 61 mil servidores que recebem até R$ 4 mil (valor bruto), somados aos trabalhadores de toda a categoria da Segurança Pública. Também serão adiantados 30% aos 34 mil servidores que recebem acima desse valor. 
 
No próximo dia 31, o Governo do RN quita a Folha de maio, dentro do mês trabalhado, com o pagamento dos 70% restantes para quem recebe acima de R$ 4 mil e o salário integral para servidores lotados em pastas com recursos próprios, totalizando quase R$ 494 milhões.
 
HISTÓRICO
 
Em junho de 2019, o Governo Fátima quitou o 13º de 2017, no valor total de R$ 30 milhões, com recursos próprios oriundos dos royalties. Ainda em 2019, em agosto, vendeu a conta da folha de pagamento dos servidores ao Banco do Brasil, descontando R$ 102 milhões não repassados pela última gestão. Em fevereiro de 2020 quitou a folha de novembro de 2018, no total de R$ 95 milhões, também com recursos próprios da arrecadação do ICMS e repasses constitucionais do Fundo de Participação do Estado. Em janeiro de 2021, usou recursos arrecadados do Super Refis para iniciar o pagamento do 13º de 2018, 

Trabalhadores vão poder usar FGTS para abater prestação de imóvel



A partir de agosto, trabalhadores poderão usar recursos do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, para abater prestações do primeiro imóvel financiado com recursos do Sistema de Financiamento Imobiliário, que financia imóveis com recursos livres dos bancos.

A medida foi aprovada nessa terça-feira (11) pelo Conselho Curador do Fundo e entra em vigor nos próximos 90 dias.

Com a decisão, o mutuário terá duas possibilidades. Na primeira, poderá usar o saldo da conta para reduzir o saldo devedor do imóvel. Na segunda, poderá abater até 80% da prestação em 12 meses, prorrogáveis ao fim de cada período.


Começa prazo para pedir isenção na taxa do ENEM 2021


Começou o prazo para os candidatos que vão fazer o Enem 2021 pedirem a isenção da taxa de inscrição.

O Ministério da Educação lembra que os candidatos que conseguirem gratuidade da taxa também precisam se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio. Apenas o deferimento do pedido de isenção não garante a participação do estudante nas provas.

Quem tiver o pedido de isenção negado, pode se inscrever normalmente e pagar a taxa quando as inscrições para o Enem forem abertas.

Os candidatos que conseguiram a isenção da taxa de inscrição no Enem em 2020, mas não fizeram as provas, devem justificar a ausência. Caso contrário não podem pedir a isenção de novo este ano.

Têm direito à isenção os candidatos que estão cursando a última série do ensino médio em 2021, em escolas da rede pública; candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou tiveram bolsa integral em escolas da rede privada, com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio para cada pessoa da família. Estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica também não precisam pagar inscrição no exame. 

O prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, e também para justificar a ausência na edição de 2020, vai até dia 28 de maio.

Mais informações pela internet, no endereço enem.inep.gov.br/participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário