O Rio Grande do Norte registra, nesta quinta-feira (14), um aumento de 31 mortes provocadas pela covid-19. Desse total, 17 aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Natal (02), Mossoró (04), Jardim do Seridó (01), Felipe Guerra (01), Tenente ananias (01), Apodi (01), Jucurutu (01), Caraúbas (02), Caicó (01), Frutuoso Gomes (01), Parnamirim (01) e Carnaubais (01). Ao todo, o estado potiguar contabiliza 5.771 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 1.176 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença.
Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), também mostraram que, em um dia, houve um aumento de 2.127 novos casos confirmados da covid-19, elevando para 240.269 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN. Há ainda 72.026 casos considerados suspeitos.
Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, neste sábado, a taxa de ocupação geral de leitos críticos é de 91,6%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (87,8%), Oeste (99,1%) e Seridó (95%).
Ainda segundo o Regula RN, há um total de 651 pacientes internados para tratamento da covid-19, sendo 361 em leitos críticos e 290 em leitos clínicos. Há 57 pacientes na fila de espera por uma vaga, dos quais 31 aguardam por uma UTI ou semi-intensiva e 26 por um leito de enfermaria.
Novas doses da vacina contra covid-19 serão distribuídas nesta sexta-feira aos municípios do RN
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que as 33.800 doses da vacina Coronavac/Butantan e as 55.750 doses do imunizante Astrazeneca /Fiocruz que chegaram, ao final da tarde desta quinta-feira (13), serão distribuídas na sexta-feira (14) para as regionais de saúde e municípios, incluindo o de Natal, a partir das 7h30.
Segundo a Sesap, o tempo de distribuição é necessário devido à logística de planejamento e organização tanto das doses como das seringas e, além disso, da necessidade de escolta policial e transporte com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
A secretaria ainda explicou que as doses da Coronavac serão voltadas, em sua totalidade, para atender a vacinação atrasada dos potiguares que aguardam a 2ª dose. Hoje existem 75 mil potiguares com as doses atrasadas. A Sesap enviará uma orientação aos municípios para completar o esquema vacinal.
Esse é o primeiro de dois lotes de Coronavac aguardados, a partir da articulação feita pelo Governo junto ao Ministério da Saúde.
Enem 2021 deve acontecer somente em 2022, diz presidente do CNE
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 deverá ser aplicado somente em janeiro de 2022, segundo a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro. Ela disse ter sido informada durante uma reunião com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro.
Segundo ela, Dupas Ribeiro relatou que há problemas no orçamento para a realização do Enem e que uma portaria deverá ser publicada nesta sexta-feira (14) sobre o tema. O CNE é o órgão que assessora o ministério na elaboração de políticas nacionais de educação.
A assessoria de comunicação do Inep negou a informação e encaminhou um áudio com uma declaração de Dupas Ribeiro durante a reunião. Nele, uma voz creditada ao presidente do Inep afirma que o "Enem está em processo de planejamento", que "não tinha como assinar algo e definir a data do Enem" e que "estamos engajados para que ocorra este ano".
Questionado sobre se haveria outro trecho da reunião em que a informação sobre a data do Enem tenha sido explícita, a assessoria informou que "não procede".
Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 01 óbito e 100% de taxa de ocupação de UTI e 100% de taxa de ocupação de leitos clínicos nesta quinta
Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes
13/05/21
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.
▪️
Óbito por COVID-19 no HRS em
13/05/21
📍Parelhas – 01
▪️
Confira na íntegra o boletim diário estadual no site: http://www.saude.rn.gov.br ou @governodorn
▪️
PL2564/20
HRS31anos
useamáscara
nãoaglomere
higienizeasmãos
▪️
@hrserido
▪️
Ouvidoria: (84) 98184-2042
3232- 6505/ 3232-3536
(SESAP) – 0800 084 2020
ouvidoriahrsrn@gmail.com
Projeto prevê instalação de energia solar em casas populares
Mais uma adaptação sustentável está em tramitação na Câmara Federal. O Projeto de Lei (PL) 1771/21 de autoria da deputada Edna Henrique (PSDB) quer determinar que casas populares tenham sistema de captação de energia solar.
De acordo com a deputada, tornar a energia gerada mais barata, gerar economia de até 95% na conta de luz, dentre outros benefícios, a motivaram a apresentar o PL.
“Podemos citar também o investimento em energia limpa, ausência de impacto ambiental, baixo custo de manutenção, possibilidade de implantação de forma distribuída e criação de empregos. As pessoas usam o sol como fonte de energia e calor há milhares de anos, mas o avanço da tecnologia nos permite aproveitar ainda mais e melhor essa fonte de energia. Além da economia que o sistema proporciona, iremos contribuir para a sustentação do meio ambiente, deixando de produzir milhares de gases e economizando água, que é a principal fonte para gerar energia elétrica”, disse Edna.
Ainda de acordo com a deputada, a Paraíba é um exemplo a ser seguido pelo uso de energia solar. “Investir em energia solar significa valorizar cada vez mais as nossas riquezas naturais, e a nossa Paraíba vem desenvolvendo um trabalho bastante eficaz nesse sentido com fomentação de empregos e benefícios ao consumidor”, afirmou.
O projeto informa que o custo de implantação de sistemas de geração de energia solar vem caindo dramaticamente nos últimos anos. De 2010 para 2020, estima-se que a redução nos preços desses equipamentos tenha sido de 86%1 . Não por menos, espera-se que, somente em 2021, a capacidade de geração de energia a partir de fontes solares no Brasil cresça 68% frente ao ano de 2020, passando de 7,46 GW para 12,56 GW2 .
Natal faz mutirão para aplicação da 2ª dose da Coronavac nesta sexta-feira
Com o recebimento de 14.130 doses do imunizante da Coronavac, a Prefeitura do Natal vai fazer, nesta sexta-feira (14), um mutirão para aplicação exclusiva da segunda dose da Coronavac. As pessoas aptas a serem imunizadas são as que receberam a primeira dose até 03 de abril.
Nesta sexta-feira, todos os pontos de vacinação contra Covid-19 da capital estarão aplicando somente a D2 da Coronavac. Serão cinco drives e 35 salas de vacinação.
Cada ponto de drive-thru (Via Direta, SESI, OAB, Nélio Dias e UnP da avenida Engenheiro Roberto Freire) receberá 1.500 doses da vacina e funcionarão com horário estendido das 8h às 18h inclusive nas salas de pedestres. Cada uma das 35 Unidades Básicas de Saúde receberão 180 doses do imunizante e funcionarão das 8h às 11h30 e das 12h às 16h.
Para receber a segunda dose da Coronavac é necessário apresentação do cartão de vacina, comprovante de residência de Natal, documento com foto e ter recebido a primeira dose até 03 de abril. “Quem se vacinou em outra data não deve comparecer aos pontos de vacinação para evitar aglomeração”, reforça o secretário.
No final do dia será feito um balanço das doses aplicadas. “Adianto que no final do dia faremos um balanço do quantitativo das doses aplicadas, porém se houver dose da Coronavac iremos continuar vacinando no sábado no drive do SESI, Ginásio Nélio Dias e em cinco UBSs”, pontua o secretário de Saúde de Natal.
Plano de retomada das aulas presenciais no RN é entregue à Justiça
O Governo do Rio Grande do Norte concluiu o Plano de Retomada das Atividades Presenciais na rede estadual de ensino. O documento, que foi encaminhado à Justiça, apresenta orientações para o Plano de Trabalho Pedagógico de cada unidade escolar, orientações sobre as etapas da migração para o ensino híbrido e sobre os protocolos sanitários a serem adotados.
De acordo com o Estado, o retorno às aulas presenciais será de forma gradual, híbrida e facultativa, prezando pela prevenção e controle da transmissão do coronavírus enquanto perdurar o estado de calamidade em saúde pública. Esse processo será direcionado pelas Recomendações nº 22 e 28 do Comitê de Especialista da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
Segundo o documento, o primeiro passo é o cumprimento das medidas e dos protocolos de biossegurança nas unidades escolares. Este estágio foi realizado pelas próprias escolas com a adoção de criterioso protocolo de segurança sanitária, que, além de indicações para compras de equipamentos de proteção individual, estabeleceu condutas e organizações em todos os ambientes escolares, como checagem de temperatura, disponibilização de pias para higienização, redução de carteiras disponíveis em sala de aula, entre outras ações. Nesta etapa, o Governo do RN destinou aos caixas escolares cerca de R$ 12 milhões, sendo oito milhões de recursos próprios e quatro milhões do Ministério da Educação.
Outro aspecto da retomada é a observância aos critérios epidemiológicos e sanitários locais definidos nos relatórios e recomendações da SESAP.
O terceiro eixo do plano de retomada é a construção de estratégias para identificação, acompanhamento e reinserção de crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas em situação de vulnerabilidade social, em defasagem idade/ano/série, conforme diagnóstico realizado, a partir da ação coordenada de Busca Ativa dos estudantes. Cada unidade de ensino elaborará planos de reinserção dos estudantes com dificuldades de participação, evitando o abandono escolar e o insucesso da aprendizagem, fatores que desembocam em altos índices de reprovação dos estudantes.
O cumprimento desses aspectos permitirá o retorno gradual, híbrido e facultativo que será dividido em dois estágios, que serão implementados de modo distinto e sucessivo.
No primeiro estágio poderão retornar até cerca de 30% dos estudantes por sala, sempre obedecendo o espaçamento mínimo de 1,5 m entre as carteiras, obedecendo o seguinte fluxo para o retorno dos estudantes, a cada 14 dias: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio; 6º e 7º ano do ensino fundamental e 2º ano do Ensino Médio; 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. Gradualmente, após 28 dias, poderão retornar 50% dos estudantes em todas as turmas; 75% após mais 28 dias e 100% após 56 dias.
Todo o avanço de fase levará em consideração a manutenção dos índices epidemiológicos na localidade, bem como o cumprimento de todos os protocolos de biossegurança.
O cronograma para início da implementação deste plano será estabelecido em normativo próprio, após definição em termo de acordo em cumprimento da sentença n° 08000487-05.2021.8.20.5001, em trâmite perante a 2° Vara da Fazenda Pública.
Ainda em elaboração, a proposta para a vacinação atenderá educadores das redes pública e privada e aguarda autorização para sua iniciação.
De acordo com o texto, os professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio e técnico, além dos gestores dessas unidades escolares formariam o primeiro grupo de vacinados, respeitando uma sequência etária. Demais trabalhadores da educação dos demais níveis educacionais seriam contemplados no grupo dois, que também terá subdivisão por idade.
A testagem sorológica destes profissionais já foi iniciada em diversas regiões do RN, a fim de mapear os casos em meio aos profissionais de ensino. Foram realizados testes em cerca de oito mil trabalhadores, cujos resultados preliminares indicam que em sua maioria estes não tiveram exposição ao coronavírus.
Tropas israelenses se posicionam na fronteira da Faixa de Gaza
Tropas israelenses se concentraram na fronteira de Gaza nesta quinta-feira (13) após militantes palestinos atingiram Israel com foguetes em hostilidades intensas que desencadearam choques entre judeus e árabes em Israel e causam preocupação internacional.
Dias de violência entre judeus israelenses e a minoria árabe do país se agravaram de madrugada, quando sinagogas foram atacadas e confrontos ocorreram nas ruas de algumas comunidades.
Diante do receio crescente de que a violência que veio à tona na segunda-feira (10) fuja de controle, os Estados Unidos estão despachando um enviado, Hady Amr, à região, mas os esforços para encerrar as piores hostilidades em anos não parecem ter feito progresso até agora.
Em novos ataques aéreos em Gaza, Israel atingiu um edifício residencial de seis andares na Cidade de Gaza que disse pertencer ao Hamas, o grupo islâmico que comanda o enclave
Ao menos 83 pessoas foram mortas em Gaza desde que a violência se agravou na segunda-feira, disseram médicos, pressionando ainda mais hospitais já sob grande estresse em meio à pandemia de covid-19.
“Estamos enfrentando Israel e a covid-19. Estamos entre dois inimigos”, disse Asad Karam, um operário de construção de 20 anos, na lateral de uma rua danificada durante os ataques aéreos – um poste de eletricidade caiu e os fios se romperam.
Nos ataques de foguetes mais recentes dos palestinos, um foguete atingiu um edifício próximo da capital comercial israelense de Tel Aviv e feriu cinco israelenses, informou a polícia. Sirenes foram acionadas em cidades de todo o Sul de Israel, fazendo milhares correrem para abrigos.
Sete pessoas foram mortas em Israel, disseram seus militares.
“Israel está sob ataque. É uma situação muito assustadora”, disse Margo Aronovic, uma estudante de 26 anos, em Tel Aviv.
Israel colocou tropas de combate de prontidão ao longo da fronteira com Gaza e está em “vários estágios de preparação de operações terrestres”, disse um porta-voz militar, uma medida que lembra incursões semelhantes durante as guerras entre Israel e Gaza em 2014 e entre 2008 e 2009.
Autoridades de saúde de Gaza disseram estar investigando as mortes de várias pessoas de madrugada que disseram ter inalado gás venenoso. Amostras estão sendo examinadas, e eles ainda não chegaram a nenhuma conclusão definitiva.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu “continuar agindo para atingir as capacidades militares do Hamas” e de outros grupos de Gaza.
Caixa antecipa segunda parcela do auxílio emergencial
A Caixa Econômica Federal anunciou que vai antecipar os pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial. O novo calendário tem início no dia 16 de maio, com os depósitos para os nascidos em janeiro, e vai até o dia 30 de maio para os nascidos em dezembro. Antes, os pagamentos seriam feitos até 16 de junho.
Segundo a Caixa, para os beneficiários do Bolsa Família, nada muda. Eles continuam a receber o auxílio emergencial 2021 da mesma forma e nas mesmas datas do benefício regular.
O segundo ciclo de pagamentos, que estava marcado inicialmente para encerrar em 8 de julho, com a possibilidade de saques para os nascidos em dezembro, agora vai ser finalizado no dia 17 de junho.
Em abril, a Caixa já havia antecipado o pagamento da primeira parcela em cerca de duas semanas.
Quem recebe o auxílio por meio da conta digital poderá movimentá-lo pelo aplicativo Caixa Tem e por meio da rede lotérica. Os valores também poderão ser sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão.
Prefeitura de Portalegre - RN realiza seleção com seis vagas para Professores
No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Portalegre, realiza a abertura do Processo Seletivo, divulgado por meio Diário Oficial dos Municípios nesta terça-feira (11), a fim de contratar seis professores
Considerando a contratação temporária, a seleção visa à admissão de Professor Licenciado em Língua Portuguesa (2), Professor Licenciado em História (1), Professor Licenciado em Geografia (1), Professor Licenciado em Educação Física (1) e Professor Licenciado em Ciências Biológica ou Química (1), com salário de R$ 2.589,71, com jornada de trabalho de 30 horas semanais.
Como responsabilidade, o profissional deve ministrar aulas teóricas e práticas no ensino fundamental e de ginástica e outros exercícios físicos e de jogos em geral, em escolas da rede pública, acompanhar a produção da área educacional e cultural; planejar o curso, a disciplina e o projeto pedagógico, bem como avaliar o processo de ensino-aprendizagem; preparar aulas e participar de atividades institucionais, para o desenvolvimento das atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.
As inscrições serão aceitas por meio do e-mail admportalegre@gmail.com ou pmportalegre@gmail.com, entre os dias 11 a 14 de maio de 2021.
Vale ressaltar que toda a documentação referente a inscrição deverá ser entregue em envelope tamanho ofício, com cópias autenticadas da documentação comprobatória ou cópias simples com a apresentação dos respectivos originais, que serão devolvidas ao candidato após conferência do funcionário público e as cópias devidamente carimbadas.
A classificação é formada por análise curricular, seguindo a qualificação profissional e experiência profissional que deverá ser comprovada por meio de contrato administrativo de prestação de serviços, ou certidão emitida pelo órgão público em que o candidato tenha prestado serviço e, no setor privado, deverá ser comprovada mediante apresentação de cópia do contrato de trabalho anotado em carteira de trabalho e Previdência Social.
Este Processo Seletivo têm prazo de validade de um ano, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.
Prefeitura de Guamaré - RN retifica Processo Seletivo com 187 vagas
No estado do Rio Grande do Norte, a Prefeitura de Guamaré anuncia a primeira retificação de um novo Processo Seletivo, que tem por objetivo o preenchimento de 187 vagas, bem como a formação de cadastro reserva destinado à contratação temporária de profissionais do magistério que atuarão nas instituições de ensino e profissionais de arte que atuarão nas Escolas de Arte e Cultura (Proarte), a fim de atuar na zona rural e zona urbana.
De acordo com o documento (retificação I), o prazo de inscrição foi alterado. Agora, os interessados em participar do Processo Seletivo, podem se inscrever de forma eletrônica no período de 13 a 15 de maio de 2021, por meio do site da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).
Ainda constam na publicação mudanças referentes a pontuação dos títulos e outros subitens do edital.
Há oportunidades ofertadas aos profissionais do magistério, entre as funções de professor, professor - sala multifuncional, professor - laboratório de informática, professor auxiliar - educação especial, nas seguintes habilitações, conforme as respectivas modalidades:
- Educação Infantil: pedagogia (51);
- Ensino Fundamental - Anos Iniciais - ciclo de alfabetização - 1º e 2º ano: pedagogia (22);
- Ensino Fundamental - Anos Iniciais - 3º, 4º e 5º ano: pedagogia (35);
- Ensino fundamental: pedagogia; computação (1);
- Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais e finais): pedagogia (26); computação (1);
- 1º seguimento de EJA: pedagogia (2);
- Ensino Fundamental - anos finais e 2º segmento da EJA: Educação Física (3); Matemática (8); Ciências (6); História (5); Geografia (5); Artes (2); Língua Portuguesa (5); Inglês (1); Ensino Religioso (1);
- Ensino Fundamental - anos iniciais e finais: interprete de libras (3).
No entanto, aos profissionais de artes (Proarte), são ofertadas chances entre os seguintes cargos:
- Professor de musicalização; Professor de teoria musical; Professor de teoria musical/ Operador de áudio; Professor de instrumentos de sopro; Professor de acordeon; Professor de canto; Professor de piano/teclado; Professor de violão; Professor de contrabaixo elétrico; Professor de bateria/percussão; Professor de violoncelo; Professor de violino/viola; Professor de dança; Professor de teatro; Professor de artesanato; Coordenador pedagógico.
Requisitos e remuneração
Para concorrer as chances ofertadas, é necessário que o candidato possua escolaridade em nível superior na respectiva área de atuação do cargo pleiteado. Ao ser contratado, o profissional deve exercer funções em jornadas de 30 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor correspondente ao piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público das educação básica.
Procedimentos para participação
Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante aplicação de um única etapa constituída de prova de títulos relativos à formação acadêmica e experiência profissional, com base nos critérios de pontuação especificados no documento de seleção.
Vigência
De acordo com o edital de abertura, a contratação será firmada durante o ano letivo de 2021. Entretanto, o Processo Seletivo terá validade de seis meses, a contar da data da publicação da homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Neymar revela desejo de jogar com Cristiano Ronaldo
A mais nova especulação no mercado europeu é uma possível chegada de Cristiano Ronaldo ao Paris Saint-Germain (PSG). Especulação que surgiu após uma entrevista de Neymar na qual ele rasga elogios ao português da Juventus após ser perguntado em entrevista com quem gostaria de atuar em apenas uma partida.
“Quero jogar com Cristiano Ronaldo. Já joguei com excelentes jogadores como, por exemplo, Lionel Messi e Kylian Mbappé, mas ainda não tive a oportunidade de jogar com Ronaldo”, disse o atacante, mas sem entrar em detalhes se isso seria possível acontecer no milionário PSG.
Cristiano Ronaldo tem mais um ano de contrato com a Juventus, mas a imprensa italiana constantemente fala em uma possível saída do craque luso ao fim da atual temporada.
Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial
Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) - nascidos em outubro - podem sacar, a partir de hoje (13), a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 27 de abril.
Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro podia ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.
O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.
Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Regras
Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições.
Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário