O vereador caicoense Lobão Filho (PMDB) acaba de ser empossado na presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN. A posse acontece nas dependências da Câmara caicoense, com a presença de várias personalidade políticas, jurídicas, vereadores, prefeitos.
Na mesa, os deputados federais Henrique Alves e João Maia, a ex-governadora Wilma de Faria, os deputados estaduais Ricardo Mota e Walter Alves, prefeitos Roberto Germano (Caicó), Silveira Júnior (Mossoró), Chilon Batista (Timbaúba dos Batistas), Paulo Brito (Ipueira), secretário Rodrigo Fernandes (representando a governadora Rosalba Ciarlini), dentre outras autoridades.
Por Marcos Dantas
Henrique fala de orçamento impositivo na posse do novo presidente da Fecam
O deputado federal Henrique Alves (PMDB) participou na noite desta sexta-feira (06) da cerimônia de posse do vereador caicoense Raimundo Inácio Filho, o Lobão, na presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam). A transmissão do cargo foi realizada na casa legislativa do município de Caicó.
Na oportunidade, Henrique anunciou que a Câmara dos Deputados, da qual é presidente, irá votar na próxima terça-feira a PEC do orçamento impositivo, proposta que obriga o governo a liberar recursos do Orçamento para as emendas parlamentares – despesas indicadas por deputados e senadores, em geral destinadas para obras em suas regiões de origem. “Vamos ratificar o que já foi aprovado. As emendas agora não vão mais depender do poder executivo”, disse o presidente da Câmara. Ele citou a PEC do orçamento impositivo como exemplo da independência do legislativo e afirmou que o vereador é o cargo eletivo que mais sofre preconceito. “Mas é a primeira porta que a população bate”, reconheceu. Por Marcos Dantas
Presidente da Câmara dos Deputados garantiu ajudar Lobão a informatizar câmaras do RN
Henrique garantiu a Lobão Filho que vai ajudá-lo em seu projeto de informatizar todas as casas legislativas do Estado. O novo presidente da Fecam, que substitui Albert Dickson, presidente da Câmara Municipal de Natal, tem também como projetos construir alojamentos em Natal para vereadores do interior e criar um documento de identificação específico para a categoria.
Também participaram da cerimônia de posse a ex-governadora Wilma de Faria, o deputado federal João Maia, o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta, o deputado estadual Walter Alves, além dos prefeitos de Caicó, Roberto Germano, e de Mossoró, Francisco José Júnior. Lobão Filho, do PMDB, está em seu quinto mandato de vereador em Caicó. É a primeira vez que a presidência da Fecam vai para o Seridó. A Federação abrange mais de 100 câmaras municipais no RN. Por Marcos Dantas
Fátima comemora inauguração de agência do INSS em São Paulo do Potengi
Inaugurada nesta sexta-feira (06) mais uma agência do INSS no Rio Grande do Norte, desta vez em São Paulo do Potengi. A deputada federal Fátima Bezerra (PT) garantiu ter sido sua a reivindicação junto ao Governo Federal, e no ano de 2011 destinou emenda de R$ 500 mil para implantação da agência. A parlamentar participou, ao lado do ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, da inauguração da unidade que atenderá pelo menos 13 cidades da região do Potengi.
“A expansão da rede é mais uma grande realização exitosa do governo da presidenta Dilma, do PT e aliados. Entendemos que essa agência é muito importante para o desenvolvimento da região, pois vai beneficiar cerca de 80 mil habitantes, dando mais comodidade ao usuário que, muitas vezes, tem que viajar quilômetros de um município a outro para conseguir o benefício”, discursou Fátima.
Wilma ressalta necessidade de mais autonomia aos municípios
Em posse do novo presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), na noite desta sexta-feira (06) em Caicó, a presidente do PSB/RN, Wilma de Faria, ressaltou a necessidade de uma luta que deve ser empreendida por toda a classe política e sociedade: a verdadeira autonomia dos municípios. Para a ex-governadora, o maior desafio dos vereadores é fazer com que as solicitações que recebem da sociedade virem realidade. Como isso esbarra na limitação financeira dos municípios, uma vez que recursos ficam concentrados com governo federal, ela ressalta que todos precisam unir esforços para aprovar um novo pacto federativo.
“A população tem mais acesso aos vereadores e é importante que as Câmaras Municipais sejam respeitadas e que possamos dar autonomia de fato e de direito aos municípios. Na Constituição de 88 conseguimos fortalecer os estados e municípios, mas isso mudou. Impostos foram sendo criados depois, mas sem o devido compartilhamento com os municípios”, observou. Wilma ressaltou ainda que, sabendo da necessidade de maior integração entre as Câmaras, fez convênio com a Fecam, quando governadora, justamente para melhorar a comunicação através da internet. À Lobao, desejou sucesso: “Você tem força, coragem e disposição de luta para defender os interesses de todas as câmaras do estado. Sucesso e vitória na sua gestão”. Por Marcos Dantas
Previdência construirá mais cinco agências no Rio Grande do Norte
Durante a inauguração da Agência da Previdência Social (APS) de São Paulo do Potengi, realizada nessa sexta-feira (6), o ministro Garibaldi Alves Filho informou que outras cinco unidades de atendimento do INSS estão sendo construídas no Rio Grande do Norte. Os municípios de Goianinha, Nísia Floresta e Martins ganharão novas agências. Santo Antônio e Ceará Mirim receberão prédios para substituir as unidades já existentes. Além destas obras, a Previdência também está reformando a sede da Gerência Executiva do INSS em Mossoró e construindo um centro de documentação previdenciária, naquela mesma cidade.
“A construção de novas agências faz parte de um plano de expansão da rede de atendimento que prevê a implantação de 720 novas unidades em todo o país. Deste total, já foram inauguradas 328 agências, incluindo esta de São Paulo do Potengi. O objetivo do governo é evitar que o cidadão tenha que fazer grandes deslocamentos para ter acesso aos benefícios previdenciários. Hoje, o INSS dispõe de 1.708 agências para atender à população”, declarou o ministro Garibaldi Alves Filho.
“Os vereadores merecem respeito”, afirma Lobão durante sua posse na FECAM
“Hoje a Câmara de Caicó é a sede dos vereadores do Rio Grande do Norte. A classe mais poderosa da política é o vereador. Sem vereador, deputado e senador não andam na rua. O vereador conhece a rua e as pessoas, conhece todo mundo pelo nome. Sabe dos problemas. Por isso, é preciso exigir dos secretários de Estado, respeito aos vereadores”, afirmou Lobão Filho, lamentando as dificuldades de acesso dos vereadores aos gestores públicos.
Lobão antecipou ainda alguns projetos da sua gestão à frente da FECAM/RN, como a construção, na sede em Natal, de três alojamentos dormitórios para dar apoio aos vereadores de cidades distantes que precisem pernoitar em Natal durante agenda administrativa.
“Fizemos um levantamento dos vereadores que moram distante da capital e sabemos que são muitos. Já autorizei a construção de três apartamentos. Também vamos cadastrar e entregar carteiras de identificação aos vereadores do Rio Grande do Norte”, informou o presidente da FECAM. Por Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Caicó
João Maia defende interligação de Oiticicas com os principais açudes da região do Seridó
A situação em que se encontra as famílias que moram em comunidades atingidas pela construção da Barragem de Oiticicas, acabou sendo o tema central da posse da nova presidência da FECAM, nesta noite de sexta-feira (06) em Caicó. F
aixas levantadas por algumas famílias de Barra de Santana provocaram a discussão. João Maia, coordenador da Bancada Potiguar em Brasília, além de ter reconhecido em seu discurso a necessidade urgente da desapropriação das terras e o pagamento das indenizações, dando uma vida mais justa aos agricultores, disse estar concluindo um aprofundado estudo sobre como resolver a questão da água no Rio Grande do Norte, e no Seridó, especificamente passa pelo aproveitamento da Barragem de Oiticicas.
“É um projeto que nós temos há muito tempo que é fazer Oiticicas, interligá-la a reservatórios como o de Cruzeta, Gargalheira em Acari, Boqueirão em Parelhas, Passagem das Traíras em Jardim do Seridó, o Itans em Caicó, dentre outros, para que possamos administrar as águas do Seridó. Se fizermos isso, nós resolveremos a questão do abastecimento d’água na região. Não teremos esse problema, porque vamos tirar água de onde tiver. A transposição pra gente será um regulador, se tiver faltando água, a gente liga. Nós não vamos sofrer o que estamos sofrendo de não saber, ou a gente gasta água demais e não chove e falta, ou a gente gasta água de menos, e quando chove a água vai para o mar. Tenho estudado isso todos os dias, de como resolver a questão da água no RN”, disse João Maia. Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa
Álvaro Dias consegue o apoio do prefeito e vice de Caiçara do Norte
O ex-deputado Álvaro Dias vem conseguindo ampliar substancialmente sua base de apoios fora da região do Seridó.
Recentemente conseguiu o apoio do prefeito de Caiçara do Norte, Alcides Fernandes e do seu vice, médico Vinícius de Almeida.
O município encontra-se localizado na região litorânea do estado e eles foram eleitos com maioria de mais de 300 votos.
A cidade de Caiçara do Norte, fica vizinho aos municípios de Pedra Grande, Galinhos, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Parázinho e Guamaré, onde Alcides e Vinícius têm sua atuação política e um bom relacionamento com as lideranças políticas de toda a região. Por Assessoria de Álvaro Dias
Henrique diz que atraso na prestação de contas do Governo do Estado provocou demora nas obras de Oiticica
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves encerrou seu discurso na posse de Lobão, com uma explicação aos agricultores do Distrito de Barra de Santana, que com faixas cobraram providencias dos Governos com relação as indenizações e pagamentos das desapropriações. Henrique chegou a responsabilizar o Governo do Estado, ao afirmar que a demora na prestação de contas dos recursos recebidos do Governo Federal, e a execução do Plano de Trabalho, como desapropriações e pagamento das indenizações, prejudicam o andamento da obra. Veja o que disse Henrique:
Há 50 é um sonho do Seridó e não saia nunca. Quando estava perto de sair, se descobria que tinha erros. Conseguimos incluir no PAC, dinheiro assegurado. E essa obra é uma obra de 320 milhões de reais. A participação do Governo Federal é de 303 milhões, e 20 milhões do Governo Estadual. É uma obra do Ministério da Integração Nacional. A obra está sendo executada pelo DNOCS, dirigindo por um potiguar, Dr. Emerson.
Rosalba me pediu para que a obra fosse feita pelo Governo do Estado, e entendemos ser importante que o Estado comandasse a obra. Fui ao ministro Fernando Bezerra e pleiteamos isso. O ministro resistiu 30 dias mas aceitou que o DNOCS assinasse esse convenio com o Governo do Estado. Ao ler essas frases me preocupo. O que está faltando? O que está acontecendo?
O Governo do Estado prestar contas do dinheiro que foi repassado, e demorou a fazer isso. A questão da desapropriação, desmatar uma área, prepara-la e entregar aos trabalhadores, pagar o direito da desapropriação a todos eles. O Governo demorou a apresentar esse plano de trabalho, fez isso há cerca de 20 dias. Isso é a razão da demora, mas o Governo cumpriu. Não há razão para essa preocupação, mas segunda-feira a presidenta Dilma estará inaugurando o aeroporto de São Gonçalo, volto com ela para Brasilia, e vou deixa-la informada disso, e cobrar uma solução. Na sexta quero ir a Barragem de Oiticicas com uma resposta para a população. Por Marcos Dantas
João Maia: “O PT quer reunir o maior número de partidos na reeleição de Dilma e isso não é acordão”
Ao participar da posse do vereador caicoense Lobão Filho, na presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN, o deputado federal João Maia conversou com a imprensa. Ao ser perguntado pelos radialistas como tem recebido as declarações de seus adversários, que insistem em classificar a união do PMDB, PSB, PR, PROS, PV, PDT e outros partidos como acordão.
Joao disse que apesar de respeitar todos os que pleiteiam disputar cargos nas eleições deste ano, sejam do seu grupo politico ou não, não concorda com a estratégia dos adversários. “Eu até converso com Fátima Bezerra sobre isso. Dilma Rousseff procura todos os partidos e não é acordão. A gente quer a mesma coisa e não é aliança. Não tenho me preocupado com isso”, disse João. Por Marcos Dantas - Assessoria de imprensa
Acompanhado de aliados, Wilma de Faria visita Dom Antônio Carlos
A presidente do PSB/RN, a ex-governadora Wilma de Faria conheceu, nesta sexta-feira (06), o novo Bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Costa, ao lado do ex-prefeito Bibi Costa e do vereador Alex Dantas. “Como não pudemos participar de sua posse, fizemos uma visita de cortesia hoje. Sempre atuamos junto à igreja, por sabermos do fundamental papel dessa instituição na nossa sociedade“, diz.
A ex-governadora observa que mesmo no rápido contato com Dom Antônio, percebeu, com base em seu relato, a grande experiência de vida desse homem religioso, que foi criado em comunidade pobre do Rio, tendo feito relevante trabalho de evangelização lá. “Dom Antônio mostrou sua enorme disposição de conhecer bem o povo seridoense e levar a palavra de Deus a todos os recantos da região”, enfatiza. Wilma visitou ainda obras realizadas pelo seu governo, como o Restaurante Popular, a Ilha de Santana, o Hospital de Oncologia do Seridó, além da casa de apoio para pessoas com câncer, que está sendo construída pelo Grupo Reviver. Por Marcos Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário