Projeto Ponta de Pirangi, da ONG Oceânica, realiza programação gratuita na praça central da praia de Pirangi nesta quinta-feira (05/06)
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado nesta quinta-feira (05/06). Para comemorar a data e chamar atenção para a questão ambiental, o projeto Ponta de Pirangi realizará uma programação gratuita envolvendo arte, cultura e ciência. As atividades acontecem na Praça São Sebastião, praia de Pirangi do Norte (Parnamirim), das 15h30 às 20h. Ponta de Pirangi é um projeto realizado pela ONG Oceânica e patrocinado pela PETROBRAS, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
Pensada para todos os públicos, a programação oferecerá atrações para crianças, de modo a apresentardesde cedo a importância da conservação ambiental. Contação de histórias, músicas do CD “Mar Doce Lar” (gravado pela ONG) e oficinas de argila e pintura aproximarão o público infantil do mundo marinho. Para os adultos, tem exposição fotográfica, projeção de imagens marinhas da região e informativos sobre o tema.
Quem estiver por lá, poderá conhecer mais o trabalho do Ponta de Pirangi e da ONG Oceânica como um todo, graças ao estande montado no local. Para fechar a programação, tem apresentação das bandas Madame Xique Xique e Jeito Brasileiro.
Além das atividades sistemáticas na praia de Pirangi, o projeto realiza eventos para atrair os olhares para o ambiente marinho da região. Depois da comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o próximoevento será a “Operação Praia Limpa”, um mutirão de limpeza somado a campanha de conscientização quanto ao lixo jogado na praia.
Projeto Ponta de Pirangi
Sabendo da importância da biodiversidade de Pirangi, a ONG Oceânica criou o projeto Ponta de Pirangi, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Desde 2010, o projeto realiza importantes atividades na praia, como campanhas de conscientização junto aos turistas e à comunidade local, regatas e eventos socioambientais.
O projeto abrange uma faixa litorânea envolvendo as praias de Cotovelo, Pirangi do Norte, Pirangi do Sul, Piranbúzios e Búzios. Durante a primeira fase do projeto (2010 -2011), houve um grande avanço no ordenamento da visitação dos parrachos de Pirangi com a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por parte das empresas turísticas de Pirangi, que passaram a seguir regras a fim de conservar os famosos parrachos.
A intenção do Ponta de Pirangi é de valorizar a biodiversidade marinha, torná-la mais conhecida e fomentar sua conservar conservação. Para saber mais sobre o Projeto Ponta de Pirangi, acesse a Fan Page do projeto no Facebook (/pontadepirangi).
Sobre a ONG Oceânica
Há 10 anos, a ONG Oceânica trabalha a favor a conservação de ambientes e espécies marinhas do RN. Atua em parceria com a UFRN, o IDEMA e o IBAMA. Uma grande conquista da ONG foi a inclusão da região de Pirangi no Plano de Ação Nacional (PAN), iniciativa do governo federal que combate ameaças a espécies e ambientes coralíneos. Com a mudança, Pirangi passa a ser área foco de conservação. Para saber mais sobre a ONG Oceânica, acesse www.oceanica.org.br.
Serviço:
O quê? Projeto Ponta de Pirangi, da ONG Oceânica, comemora Dia Mundial do Meio Ambiente
Quando? Quinta-feira (05/06), das 15h30 às 20h
Onde? Praça São Sebastião (Pirangi – Parnamirim/RN)
ENTRADA GRATUITA
Contato para entrevistas: Lígia Rocha, coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi: (84) 8881-7500.
Por Lorena Gurgel
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário