terça-feira, 10 de junho de 2014

Plano de Segurança de Fortaleza para a Copa do Mundo conta com sete mil agentes

Planejamento divulgado nesta sexta inclui 3,7 mil policiais militares e o reforço de policiais civis, federais e profissionais da Agência Brasileira de InteligênciaThiago Cafardo/Portal da Copa

O plano tático e operacional para a área foi apresentado nesta sexta em Fortaleza
O Plano de Segurança para a Copa do Mundo em Fortaleza foi apresentado nesta sexta-feira (06.06) na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Ao todo, a cidade contará com efetivo de 7.007 profissionais - 3.757 policiais militares, 207 bombeiros, 377 policiais civis, 386 policiais federais, 620 guardas municipais, 270 agentes de trânsito, 270 homens para operações aéreas, 60 da Perícia Forense, 30 da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), 20 da Comissão Nacional de Energia Nuclear, 217 da Polícia Rodoviária Federal e 793 do Ministério da Defesa.
De acordo com o secretário da Segurança Pública do Ceará, Servilho Paiva, o plano tático e operacional de segurança contemplará os principais aparelhos urbanos da capital cearense, como a Arena Castelão, a região da Fan Fest (aterro da Praia de Iracema), o Aeroporto Internacional Pinto Martins e os portos de Fortaleza e do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana.
“Teremos ainda a delegacia móvel para atuar na Fan Fest, que dividirá a demanda de atendimento com a Delegacia de Proteção ao Turista e que poderá lavrar até procedimentos mais complexos, como prisões em flagrante”, disse o secretário. A segurança terá à disposição dois Centros Integrados de Comando e Controle Móvel, com 14 câmeras de segurança para monitorar os locais com aglomeração de torcedores.
A Arena Castelão, que receberá seis partidas da Copa do Mundo (quatro na primeira fase, uma nas oitavas e outra nas quartas de final), será monitorada pelos batalhões de Policiamento de Eventos e de Choque da Polícia Militar. Os policiais farão a contenção de segurança a partir dos Pontos de Verificação Veicular (PVV), a cerca de um quilômetro do campo. O estádio terá ainda em dias de jogos a Delegacia do Torcedor e o Juizado Especial para o atendimento de ocorrências.
Os hotéis que hospedarão as seleções e a comitiva da FIFA contarão com segurança na área externa e terão varredura nos ambientes contra ataques químicos, biológicos, radiológicos e explosivos. Para os turistas estrangeiros, o telefone 190, da Secretaria da Segurança Pública, fará o atendimento também em inglês e espanhol.
Manifestações
Com relação a possíveis manifestações na cidade durante a Copa do Mundo, o secretário da Segurança Pública afirmou que as “forças agirão com tranquilidade”. “Aos que desejarem se manifestar durante os jogos, que seja de natureza pacífica. Mas manifestações violentas serão combatidas pelas forças de segurança”, afirmou Servilho Paiva. Segundo ele, a SSPDS e a Abin vêm desenvolvendo ações de inteligência no período que antecede o Mundial para monitorar eventuais ações criminosas que podem ocorrer durante o evento
Forças Armadas
Além do Plano de Segurança anunciado nesta sexta-feira pela SSPDS, outros três mil homens das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) estarão em Fortaleza durante o Mundial. Pelo menos 42 pontos estratégicos serão monitorados na cidade, incluindo estações elétricas e de tratamento de água e pontos de telecomunicações. Conforme anunciado pela 10ª Região Militar no mês passado, Fortaleza terá o reforço de homens deslocados do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Paraíba, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Thiago Cafardo, do Portal da Copa em Fortaleza (CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário