quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Goiás 1 x 2 Flamengo - Mengão dá o primeiro passo rumo à final

Goiânia, GO, 30 (AFI) – O sonho do Goiás de ir a sua primeira final de Copa do Brasil se complicou na noite desta quarta-feira. Jogando no Serra Dourada, em Goiânia, diante de sua torcida, o Goiás perdeu por 2 a 1 para o Flamengo e se complicou para o jogo de volta. 
A partida foi válida pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. A Rádio Jornal (Goiânia), parceira do Futebol Interior, transmitiu o jogo. 

Com o resultado, o Flamengo larga na frente nas semifinais. Na próxima quarta, quando os dois times voltarem a se enfrentar no jogo de volta, no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Mengão poderá até perder por 1 a 0 que estará classificado para a final. Para passar, o Goiás precisará vencer por dois gols de diferença ou vencer por um gol de diferença marcando três gols ou mais. Vencendo por 2 a 1, o Goiás levará a partida para a decisão nas cobranças de pênaltis. 

O jogo Em campo, o jogo começou truncado por causa do campo molhado com a forte chuva que atingiu Goiânia no início da noite desta quarta. As marcações prevaleciam e os goleiros só assistiam ao jogo. Isso só até os 25 minutos, quando o Flamengo conseguiu uma boa jogada pela esquerda e abriu o placar. Após tabela com André Santos, Paulinho recebeu na entrada da área, driblou o zagueiro Rodrigo e tocou por baixo na saída de Renan para as redes. 

Com a vantagem, o time carioca tentou se postar para explorar mais os contra-ataques, mas um erro na saída de bola rápida provocou o gol de empate do Goiás. Aos 38 minutos, Elias perdeu a bola para Júnior Viçosa, que viu Vitor livre na direita e rolou a bola para dentro da área. 

O lateral-direito chutou forte e rasteiro no canto direito de Paulo Victor. Em jogo decisivo, uma bola parada pode decidir. E foi isso que aconteceu apenas três minutos depois do empate goiano. Em uma falta pelo meio, na entrada da área, o zagueiro Chicão mostrou sua habilidade neste tipo de jogada e acertou o canto direito baixo de Renan, que foi atrapalhado por um leve escorregão na hora de ir para a bola. Aposta no contra-ataque No segundo tempo, o Flamengo resolveu adotar novamente a tática do contra-ataque. 

Não fosse a ineficiência de Carlos Eduardo, o terceiro gol até poderia sair. E como não "matou" o jogo, sofreu pressão do Goiás, que apostava nos cruzamentos e não teve competência. A ausência do centroavante Walter, machucado, foi muito sentido no time goiano, que no final reclamou muito de um pênalti não marcado em Welinton Júnior e agora terá de reverter a desvantagem no Maracanã. Por Agência Futebol Interior


Atlético-PR 1 x 0 Grêmio - E podia ter sido mais para o Furacão!

Curitiba, PR, 30 (AFI) – Em confronto de dois times que vivem boa fase no Brasileirão no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, melhor para o Atlético-PR. Jogando na Vila Capanema, em Curitiba, o Furacão pressionou apartida inteira, mas saiu de campo com a vitória pequena de 1 a 0 na noite desta quarta-feira. A Rádio Banda B (Curitiba) e aRádio Grenal (Porto Alegre), parceiras doFutebol Interior, transmitiram a partida.
 Confira! 

Com o resultado, o Furacão leva boa vantagem para o jogo de volta, que será realizado na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Com um empate, o Furacão chegará nas finais. Como não levou gol em casa, o time de Vágner Mancini poderá até perder por um gol de diferença para chegar na final, desde que marque um gol. O Grêmio precisará de uma vitória por dois gols. Uma vitória por 1 a 0 do Grêmio levará a partida para a decisão nas cobranças de pênaltis.
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira, às 21h50, em Porto alegre.
O jogoAtuando em casa e contra um time que foi até Curitiba disposto a marcar e tentar o gol somente em jogadas de contra-ataque, o Atlético-PR dominou o primeiro tempo e não permitiu que o Grêmio chegasse na sua área defensiva uma vez sequer. Com isso, o goleiro Dida teve muito trabalho e foi muito exigido na primeira etapa.

A primeira chance de grande perigo do Furacão veio logo aos 13 minutos. Após um chutão da defesa para o ataque, Manoel acabou acertando um lançamento às costas de Pará. A bola sobrou em boas condições para Éderson finalizar para o gol, mas bem posicionado, Dida espalmou para escanteio.

Aos 20 minutos, Dida contou com a sorte e falta de pontaria para não ver a sua rede balançar. Em cobrança de falta precisa, Paulo Baier chutou no mesmo canto do goleiro, que preferiu só olhar, mas a bola tirou tinta da trave.
De tanto insistir, o Furacão chegou ao gol inaugural. Insistindo pelas laterais, Léo subiu do lado direito e cruzou para a área. Esperto, Dellatorre antecipou o zagueiro Werley e cabeceou para baixo, sem chances para Dida.
Quando o jogo se encaminhava para o intervalo, o Atlético assustou mais uma vez. Ederson agiu como um pivô dentro da área e só rolou para Everton, que chegou de trás. O meia chutou rasteiro e Dida fez uma grande defesa.

Grêmio se seguraA segunda etapa pareceu um replay do que se assistiu no primeiro tempo. Mesmo com o resultado positivo, o Atlético se manteve indo para frente e pressionando o adversário no campo de defesa. Com isso, mais uma vez, Dida foi obrigado a fiar atento em todos os momentos e trabalhar muito. Logo aos seis minutos, Everton tentou um chute ao gol, mas a bola desviou na defesa. Na sobra, Dellatorre também desviou e obrigou o goleiro gremista a fazer grande defesa.

Sem conseguir ampliar o placar com a bola rolando, o Atlético-PR voltou a apostar na bola parada. Aos 22 minutos, o Furacão conseguiu uma cobrança de falta próximo a meia-lua, porém Paulo Baier cobrou fraco e facilitou a defesa de Dida.

Vendo que não seria atacado pelo Grêmio, o Furacão se jogou com tudo ao ataque, mas não conseguia criar chances claras de gol. A defesa do Grêmio se segurou e a boa atuação de Dida não permitiu que o Atlético-PR ampliasse o placar.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Primeiro lote de senhas já estão disponíveis para o Forró do Manhoso


O empresário Marcos José confirmou ao Correio do Seridó que o primeiro lote de senhas antecipadas para o Forró do Manhoso estão disponíveis desde segunda-feira, dia 28 de outubro, nos seguintes pontos de vendas: Valnei Cabeleireiro (bairro Castelo Branco), Mototáxi Original, Bar do Macaco e Loja Herrero. 

De acordo com o empresário Marcos, os preparativos para festa do Manhoso estão superando todas as expectativas e está tudo pronto e organizado para o forró do Manhoso, no dia 09 de novembro, com Saia Rodada, Amazam, Ferro na Boneca e Evan e Forró do Namoro. O Site Kurtição vai montar uma grande estrutura para a cobertura do evento.

Fábio Faria propõe Comissão Geral na Câmara para discutir situação dos municípios

O segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fábio Faria (PSD/RN), protocolou na tarde desta quarta-feira (30) um requerimento para a realização de uma Comissão Geral no Plenário Ulysses Guimarães para debater a crise financeira vivenciada pelos municípios brasileiros. A proposta recebeu assinatura de apoio de todos os líderes partidários. 

“Essa será uma oportunidade de trazermos para o Plenário da Câmara uma discussão mais ampla e aprofundada da grave situação enfrentada pelos municípios, tão bem relatada recentemente no movimento ‘SOS Municípios’, realizado em Natal há cerca de dez dias. Apesar de ser um tema frequente na Casa, entendemos que é necessário amplificarmos o debate neste momento”, justificou Fábio Faria em discurso. 

O deputado ainda destacou os altos impactos dos novos pisos salariais nas contas da maioria dos municípios brasileiros, o que tem inviabilizado o seu cumprimento, muitas vezes, por parte dos prefeitos. 

“Não adianta estabelecer piso salarial se parte do ônus financeiro será arcado pelos municípios. Não é justo e tampouco razoável. O apelo que faço ao governo federal é para que sejam criadas e realmente implantadas as devidas compensações para os municípios, sobretudo àqueles mais carentes. Só assim, os municípios conseguirão realizar com qualidade, do início ao fim, ações que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico de milhares de profissionais que pleiteiam, com razão, uma vida melhor para si e suas famílias”, completou Faria. 

 O Requerimento 8940/2013 será analisado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que agendará a Comissão Geral. A proposta do deputado Fábio Faria é que sejam convidados para o debate a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Federação de Municípios da região Nordeste, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), a Frente Nacional dos Prefeitos e a Associação Brasileira de Câmaras Municipais, entre outros órgãos. 

Estella Dantas. 
Assessora do Dep.Fábio Faria (PSD/RN) 
Segunda Vice-Presidência da Câmara dos Deputados (61) 9134-1033 (Brasília)

CCJC aprova parecer da deputada Fátima Bezerra

 A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 30, o projeto de lei 4398/2008 que trata da regulamentação do ensino de educação física nas séries iniciais da rede pública, relatado pela deputada Fátima Bezerra (PT/RN).

De acordo com a deputada, a aprovação do projeto de lei garantirá que a aula de educação física na educação básica seja ministra, exclusivamente, por professor habilitado em curso de licenciatura.

“O grande debate no país é a qualidade do ensino, não basta apenas colocar as crianças na escola, é preciso ter condições e instrumentos para garantir um ensino de boa qualidade no país. O projeto de lei aprovado, hoje, se insere nesta lógica. Claro que, a implantação não será imediata, será gradativa e quem ganhará com isso serão as crianças, os professores e a educação de nosso país”, disse Fátima Bezerra.

A matéria que, tramita em caráter conclusiva pelas Comissões, será encaminhada ao Senado Federal para ser analisada, não havendo nenhum requerimento na Câmara para que a proposição seja apreciada pelo plenário da Casa.


Fátima coordena mesa em seminário de educação integral


A deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) participou nesta quarta-feira, 30, da solenidade de abertura do Seminário Internacional Educação em Tempo Integral, realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Fátima também coordenou a mesa debate: a educação em tempo integral no Brasil, com a presença de Jaqueline Moll, diretora de currículos e educação integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação.


Henrique Alves garante novo leilão de milho para o Rio Grande do Norte

Brasília (DF) -Atendendo a mais um pleito dos produtores potiguares, por meio do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o diretor de Operações e Abastecimento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Marcelo Melo, realizou novo leilão de milho para ração animal destinado aos criadores do Rio Grande do Norte.


Dessa vez foram adquiridas, em pregão eletrônico, 4,7 mil toneladas de milho ensacado para abastecer os armazéns de Natal, Currais Novos e Mossoró. O milho vai atender os produtores rurais cadastrados através do programa de venda Balcão Conab. Para Natal são 2.248 toneladas. Currais Novos vai receber um carregamento de 1.000 toneladas e Mossoró 1.500 toneladas de milho.
O total de milho adquirido pela Conab para o Rio Grande do Norte, em outubro, é de 10.284. O deputado Henrique Alves reforçou o apelo feito a Conab para regularizar os estoques, uma vez que, em função da seca, a demanda por milho com preço subsidiado nos balcões de venda da Conab tem sido maior que as remessas que chegam ao estado.
Fotos: Arquivo da Câmara
Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados
www.henriqueeduardoalves.com.br

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Dalvanira Lopes e mais 5 funcionários deixam o Sistema Rural de Comunicação


A Rádio Rural AM de Caicó está passando por mudanças em seu quadro de funcionários. 

A radialista Dalvanira Lopes deixa as ondas da 95FM.  A informação partiu da própria Radialista na tarde desta terça através da sua conta pessoal do Facebook. 

Dalvanira tem uma história com o Sistema Rural de Comunicação de 20 Anos, a mesma conquistou um público fiel e ultimamente ela comandava um programa diário nas tardes da emissora e também o programa Sabadaço.

CONFIRA NA ÍNTEGRA O QUE ELA POSTOU NA REDE SOCIAL :

"INFORMANDO AOS MEU PARCEIROS DE MUITOS SONHOS REALIZADOS NA PROGRAMAÇÃO DA 95 FM E AOS MEUS OUVINTES DE TANTAS DÉCADAS:"

"NESTA QUINTA-FEIRA DIA 31/10/2013 ENCERRA-SE MINHA HISTÓRIA DE 20 ANOS COM A RÁDIO RURAL-95 FM, FUI DEMITIDA E NÃO ESTAREI MAIS COM VOCÊS NAS NOSSAS TARDE, NEM MAIS NOS NOSSOS SABADAÇO."

"MEU MUITO OBRIGADA AQUELES QUE ME ACOMPANHARAM ATÉ AQUI , OUVINDO E APOSTANDO NAS NOSSAS IDEIAS E SONHOS !"

Já na rede social TWITTER, o radialista Batata lamentou a saída de outros funcionários/comunicadores da Rádio Rural AM. "Minha total solidariedade a Roberto Flávio, Dalvanira Lopes, Gilberto Fernandes, Paulo Jorge, Franciston Oliveira e Hudson. Com o talento e a competência que vocês tem, em breve estarão com seus fãs nas ondas do rádio mais uma vez. E obrigado por tudo", disse Batata no Twitter.  

  

Henrique Alves recebe homenagem do senado pelos 25 da Constituição


Brasília (DF) - O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi homenageado, nesta terça-feira (29), com a Medalha Ulysses Guimarães, concedida pelo Senado a brasileiros que tiveram atuação relevante durante o processo constituinte de 1988.
Durante a solenidade, Alves lembrou a mobilização popular ocorrida antes, nas manifestações pelas Diretas Já, e durante a Assembleia Nacional Constituinte.  “O verdadeiro construtor da Constituição Federal foi o povo brasileiro”, declarou.

Ele destacou ainda o caráter pacífico e cidadão das manifestações, que, embora numerosas, não foram objeto de repressão ou violência. “Eram manifestações do bem para o bem, como se fosse um grande condão de esperança para o país renascer”, disse.

Henrique Eduardo Alves também leu discurso de Ulysses Guimarães, que havia mandado cunhar medalhas em comemoração à promulgação da Constituição, mas foi impedido de distribuí-las por decisão judicial da época. No texto, Ulysses afirma que "a marca da Constituinte de 1988 é o reconhecimento da cidadania para o homem".

Veja abaixo a íntegra do texto elaborado por Ulysses Guimarães para a entrega das medalhas de 1988 e lido pelo deputado Henrique Alves na sessão do Senado em homenagem aos constituintes e colaboradores:

"A Constituição Cidadã

As medalhas são cunhadas para durar. Duram como os fatos que celebram.

Eis a inspiração das medalhas que registram a promulgação da Constituição de 1988. A durabilidade, vaticínio de prestabilidade.

Leciona a História que  para os avanços sociais não há retrocesso. Temporariamente, a violência pode estancá-los, mas a verdade e o homem triunfam sempre sobre a tirania. Os progressos emergem e a caminhada prossegue rumo à Justiça.

A marca da Constituinte de 1988 é o reconhecimento da cidadania para o homem.
Cidadão é o usuário do desenvolvimento, o consumidor dos produtos da civilização, como educação, saúde, segurança, habitação, salário, transporte, lazer. Condomínio do bem estar, enfim.

Por isso, esta é a Constituição cidadã. O governo deve estar onde está o homem. Não o homem correr atrás do governo longínquo, em geral inacessível. O governo não pode revogar a geografia do Brasil.

A Constituição, se não é redentora, é auxiliadora. Não erradica totalmente as injustiças sociais, mas navega aceleradamente para esse porto de paz e justiça entre os homens.
Não é messiânica. Com ela, não se resolvem todos os problemas. Mas sem ela, não serão resolvidos muitos problemas.

Governar é encurtar distâncias. A distância entre os que não-são e os que são demais, os que não-tem e os que tem demais, entre os párias e os marajás.

A seguridade, com universalidade que cobre a cidade e o campo, indistintamente, o que contribui e o incapaz de contribuir; a política tributária federalista, rumo aos Estados e Municípios; preferência das incidências fiscais diretas e pessoais, sobre as indiretas - eis algumas das práticas que comprovam o enxugamento de insuportáveis gorduras discriminatórias com que a sociedade atual vitima milhões de deserdados.

Trabalhamos muito, sem dúvida. Trabalhamos bem, esperamos.
Estas medalhas serão a memória dos serviços institucionais e de confraternização humana prestados pela Constituição de 1988.

Ulysses Guimarães

Presidente da Assembleia Nacional Constituinte"

Fotos: J Batista
Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados
www.henriqueeduardoalves.com.br

Presidente da Câmara homenageia ex-presidente Lula com entrega de medalhas


Brasília (DF) - O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, entregou nesta terça-feira (29), a medalha “Suprema Distinção” ao ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Em comemoração aos 25 anos da Assembleia Nacional Constituinte, da qual participou o ex-presidente, Alves também outorgou a ele a medalha da Constituinte, por sua participação nos trabalhos de elaboração da Constituição de 1988.

Em seu discurso, Henrique Eduardo Alves destacou que poucas pessoas são tão merecedoras de receber essa medalha quanto o ex-presidente. Ele lembrou a história de migrante do homenageado, de Pernambuco até São Paulo, onde começou sua trajetória de sindicalista a fundador do PT e presidente da República.

“Com 87% de aprovação popular, tornou-se um dos políticos mais respeitados do mundo inteiro. Com Lula, os brasileiros perderam o complexo de inferioridade e o País ganhou destaque no cenário externo, além de mudanças positivas no cenário interno, com a criação de 15 milhões de empregos sem descontrole da inflação”, afirmou.

Alves também registrou a importância de sua presença no cenário político nacional. “Quero deixar o reconhecimento, em nome da Câmara dos Deputados, pelo papel que o senhor tem desempenhado durante toda a sua atuação política”, disse, citando a frase célebre pronunciada pelo ex-presidente de que somente sossegaria quando todo brasileiro fizesse três refeições por dia. “Muito obrigado, presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, finalizou.

Fotos: J Batista
Assessoria de Imprensa
Presidência da Câmara dos Deputados

SINPOL terá audiência com Governo nesta quarta


Servidores do ITEP e policiais civis avaliarão reunião em Assembleia à noite

O SINPOL convocou os servidores do ITEP e policiais civis para Assembleia Geral nesta quarta-feira (30), às 18 na sua sede, para discutir o resultado de reunião que acontecerá pela manhã com representantes do Governo. A audiência, marcada para às 10h na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, deverá trazer respostas com relação a pontos ainda pendentes.

O Governo, por exemplo, ficou de fazer levantamento do impacto financeiro quanto à atualização da tabela salarial dos agentes e escrivães e apresentar uma resposta de quando seria possível fazer a implantação. O SINPOL cobrará ainda resposta sobre a retirada total de presos das delegacias, implantação do serviço de limpeza terceirizada nas unidades, assim como melhoria das condições de trabalho, com estruturação dos prédios e aquisição de armamentos e equipamentos.

No caso do Itep, buscará saber quando o projeto para criação da Lei Orgânica e Estatuto seguirá para a votação na Assembleia Legislativa, já que o Grupo de Trabalho que vem fazendo levantamentos no órgão deverá concluir isso até esta quinta-feira, 31, segundo cronograma informado pelo Estado.

O SINPOL enviou Ofício à governadora Rosalba Ciarlini na semana passada destacando que a suspensão da greve aconteceu devido ao compromisso assumido pela gestora e portanto ao voto de confiança dado pelas categorias. O documento reforça ainda o pedido de arquivamento da Ação judicial proposta pelo Governo em desfavor do SINPOL, bem como a urgente devolução dos salários cortados (com reposição integral das horas devidas em razão da paralisação pelos trabalhadores), além de solicitar uma audiência com a chefe do Executivo.

ASSESSORA DE IMPRENSA
Elaine Vládia para o Portal de Florânia

SUPER INTERIORANO: Caicó recebe maior evento de voleibol do Estado


O pontapé inicial do resgate do voleibol do Rio Grande do Norte será dado neste final de semana, dias 2 e 3 de Novembro, na cidade de Caicó, com a Etapa do Seridó doSUPER INTERIORANO DE VOLEIBOL, promovido pela Federação de Vôlei do Estado, em parceria com as prefeituras locais. O maior evento de seleções da modalidade irá passar pelas quatro regiões do Estado.
            
A competição ocorrerá no Ginásio Manoel Torres, localizado no bairro Castelo Branco, e com previsão para ocorrer também no Ginásio do CEJA (Centro Educacional José Augusto).

Estão confirmados no naipe masculino as seleções de Caicó, Acari, Jururutu, Jardim do Seridó, Currais Novos, São João do Sabugi, Parelhas, Timbaúba dos Batistas, Tenente Laurentino e Jardim de Piranhas. No Feminino teremos as seleções de Caicó, Currais Novos, Ouro Branco, Ipueira, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, Acari e Parelhas. São aproximadamente 300 participantes, entre atletas, organização e árbitros.
      

Os atletas ficarão hospedados no CERES/UFRN (Centro Educacional do Seridó), situado na Rua Joaquim Gregório S/N - Bairro: Penedo.

Mais informações com o Coordenador da Etapa Seridó, Marcos Mederios, através dos telefones: (84) 9618-8878 / 8834-9063 ou com o Diretor de Vôlei do Interior, Afrânio Aurélio Silva, através dos telefones: (84)9963-8660 / 8822-3990. 


Francisco Rocha - Assessoria de Comunicação da FNV

Fátima participa de homenagens ao ex-presidente Lula


A deputada federal Fátima bezerra (PT-RN) participou nesta terça-feira (29) de duas homenagens no Congresso Nacional ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A primeira cerimônia aconteceu no Senado Federal, na sessão em comemoração aos 25 anos da promulgação da Constituição e em homenagem aos parlamentares constituintes. Durante a sessão, o ex-presidente foi homenageado pela Medalha Ulysses Guimarães. (Confira lista completa dos agraciados)

O outro evento realizado no plenário da Câmara dos Deputados, Fátima acompanhou a entrega da Medalha Suprema Distinção ao ex-presidente Lula, por sua participação nos trabalhos de elaboração da Constituição de 1988.
As solenidades foram bonitas e marcadas pelo clima de emoção e entusiasmo. A trajetória de Lula seja como dirigente sindical, partidário, parlamentar constituinte e maior líder popular do Brasil se entrelaçam com a luta pelo processo de redemocratização do país. E como presidente, Lula se revelou um dos maiores que este país já teve, dando uma contribuição especial para o projeto nacional em curso, com geração de emprego, renda e inclusão social”, disse Fátima Bezerra.

“Destaco também que um dos seus maiores legado enquanto presidente foi às conquistas na área de educação. Portanto, as homenagens de hoje foram justas e merecidas”, completou.

O ex-presidente também recebeu homenagem da liderança do PT pelos seus 68 anos, comemorado no último domingo. 

DE NOVO: Pagamento dos funcionários do Governo do Estado será feito em duas partes


Durante coletiva nesta tarde de terça-feira (29), a governadora Rosalba Ciarlini detalhou como será o pagamento de todos os servidores públicos, referente ao mês e outubro. 

 O pagamento de boa parte se inicia nesta quarta (30) e se estende até a quinta (31). Os demais só receberão no dia 08 de novembro. Atenção para o novo cronograma de pagamento: 

Dias 30 e 31 de Outubro: Todos os lotados nas secretarias de saúde, educação e segurança, além dos que trabalham nos órgãos com arrecadação própria como Detran e Idema. 

Servidores das demais secretarias e órgãos da administração estadual, e que recebem até R$ 3 mil reais. Dia 08 de Novembro: Todos os funcionários que recebem acima de 3 mil reais

Votação do novo Código de Processo Civil fica para quarta-feira


O Plenário adiou para a tarde de quarta-feira (30) a votação do novo Código de Processo Civil (PL 8046/10apensado ao PL 6025/05). A sessão de votação do projeto está marcada para as 15 horas. Alguns deputados alegaram que haveria divergências sobre o texto do relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), por exemplo, quer discutir melhor a última versão do texto, que autoriza o pagamento de honorários para advogados públicos, na forma de uma lei futura. "Sou contrário a esse absurdo. O advogado público já ganha um salário alto para fazer o seu trabalho e, agora, quer ganhar um prêmio por isso?", questionou.
Já o deputado Marcos Rogério (PDT-RO) disse que um dos dispositivos do código vai acabar com a independência dos juízes de primeira instância, pois os obriga a levar em conta a jurisprudência anterior. "O juiz de primeira instância vai virar um despachante de luxo dos tribunais, obrigado a seguir até mesmo os entendimentos das turmas [colegiados menores dos tribunais divididos por temas]", criticou.
Acordo
O líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ), ameaçou obstruir a votação do CPC alegando que foi feito um acordo nesta terça-feira (29), durante a reunião de líderes da base, de que os questionamentos sobre o projeto seriam superados na tarde de quarta-feira, em uma reunião específica entre o relator e os deputados da base. O líder do Pros, deputado Givaldo Carimbão (AL), também ameaçou a obstrução.
O relator do novo CPC, Paulo Teixeira, disse que está disposto a tratar de todas as dúvidas sobre o projeto, com o compromisso de que o texto seja votado amanhã sem obstrução, acordo aceito pelo Plenário. Uma reunião de Teixeira com os líderes da base governista está marcada para as 14 horas desta quarta-feira.
"Queremos votar o CPC num clima de comemoração, com convergência. Temos construído consensos e, por isso, estaríamos caminhando na direção contrária se continuássemos a votar [nesta terça-feira] diante da ameaça de obstrução", disse Teixeira.
O projeto, criado por uma comissão de juristas em 2009, já foi aprovado pelo Senado e por uma comissão especial da Câmara. A proposta tem o objetivo de acelerar a tramitação das ações cíveis. Para isso, elimina etapas, simplifica procedimentos, incentiva a conciliação, fortalece o poder da jurisprudência e cria uma ferramenta para dar uma só decisão a várias ações sobre o mesmo tema.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli



 

- Agência Câmara

Minirreforma eleitoral será apreciada novamente pelo Senado


Você está aqui: Portal de notícias
25 anos da Constituição

Ex-presidentes da República; o relator-geral da Constituinte, Bernardo Cabral; senadores e representantes da sociedade receberam a medalha Ulysses Guimarães.
Foto: Pedro França / Agência Senado
Comissões
Especialisas defenderam, Comissão de Assuntos Econômicos, uma reforma tributária indutora de sustentabilidade. Para eles, o sistema tributário vigente estaria superado, uma vez que serve ao modelo de crescimento sem limites, focado na redistribuição do excedente, sem se voltar para a tributação sobre sistemas de produção que interessem ao desenvolvimento.