terça-feira, 10 de dezembro de 2013

COLUNA IMPACTANTE: A força da pequena empresa na Economia do Seridó

Essa semana iremos discutir sobre a relevância da força da pequena empresa na economia da região. 

    A Região do Seridó está submetida a regime de escassez e pouca distribuição de chuvas. Apesar dessa restrição do quadro natural, vivem no Seridó do Rio Grande do Norte, aproximadamente 300 mil pessoas, que buscam no comércio e nas pequenas indústrias, oportunidade de trabalho. 


   Nesse contexto, essas empresas promovem a geração de trabalho e renda à população. Através de atividades que estão relacionadas à distribuição de alimentos, de remédios, de autopeças, de veículos, de materiais de construção e de atividades ligadas ao dia a dia, como os salões de beleza.

    O comércio de insumos agrícolas também apresenta peso considerável. Essas atividades são fortemente afetadas pelas festas das padroeiras das principais cidades da Região do Seridó.

Com a chegada do IFRN, a informática já marca visível presença nos negócios do Seridó, grande parte dessas  empresas utilizam computadores e softwares, destinados à melhora da gestão e ao aumento do rendimento de suas atividades. E essa presença é ainda mais acentuada nas indústrias de bonés, além dos profissionais liberais: como clínicas médicas, de odontologia, e laboratórios, também fazem uso dessas novas tecnologias.

     A geração de trabalho, apesar da estiagem, continua de forma regular, em virtude de que as pequenas empresas enfrentam dificuldades em manter um quadro de pessoal devido a queda nas vendas. 

Entretanto, as grandes corporações, por manter negócios fora do Estado, são capazes de suportar por mais tempo os investimentos com a folha de pagamento dos colaboradores.

    Pois sabem que é muito caro demitir um funcionário, além de comprometer as atividades operacionais da empresa, promovem um  impactar nos seu capital de giro.
   O fim do ano se aproxima,  e as empresas estão investindo pesado para o Natal em termos de compras e ornamentação das lojas, porém, se esquecem de investir na capacitação dos funcionários, para que o atendimento possibilite  vender mais e melhor.

   A propósito, você sabe quanto custa um funcionário qualificado que promova o aumento da produtividade e a rentabilidade dos seus negócios?

    Por outro lado, percebe-se nas notícias da TV, que - não há pessoas qualificadas para trabalhar nas organizações, entretanto, o que acontece na realidade é a falta de oportunidade para que os jovens possam ter o seu primeiro emprego, acredito que as pequenas empresas precisariam de um incentivo por parte do governo. 

Quando fazemos entrevista para selecionar vendedores, vemos que existem pessoas que tem experiência, porém, precisam investir em treinamento comportamental, para se tornarem resilientes e poder adentrar ao mercado de trabalho, que é cada vez mais  exigente e competitivo. 

       Segundo pesquisas recentes, são exatamente as pequenas empresas, que mais oferecem empregos formalizados e aquecem a economia dessa região, no entanto, não recebem qualquer tipo de incentivo para  poder qualificar sua equipe de trabalho. 

   E como Caicó é a maior cidade desta região, está sendo o local preferido pelas marcas renomadas, para instalação de suas lojas, em virtude de ser uma cidade  acolhedora. Nessa abordagem acredita-se na força da  pequena empresa, para aquecer a economia da Região do Seridó. Sem dúvida, essa é uma região viável, para quem pretende instalar um pequeno negócio e obter sucesso. 

Neves Batista - Contadora/membro efetivo da Academia Norte Rio Grandense de Ciências Contábeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário